Nem todo chefe de banco de Wall Street é pessimista em relação ao bitcoin.
O CEO do Morgan Stanley, James Gorman, tem uma visão mais mensurada sobre as criptomoedas do que o rival Jamie Dimon, o chefe do JPMorgan Chase & Co. que no início deste mês chamou de “uma fraude” e que está em uma bolha especulativa pior do que a mania das tulipas.
Bitcoin é “certamente algo mais do que apenas uma moda”, disse Gorman na quarta-feira em um evento realizado pelo Wall Street Journal.” O conceito de moeda anônima é um conceito muito interessante – interessante para a proteção à privacidade das pessoas, e também porque diz ao sistema bancário central sobre o controle disso”.
“Eu não investi nisso”, disse Gorman. “Eu conversei com muitas pessoas que investiram. É obviamente altamente especulativo, mas não é algo que é inerentemente ruim. É uma conseqüência natural de toda a tecnologia blockchain”.
Gorman também quis saber até que ponto os reguladores – como os chineses fizeram – podem influenciar o bitcoin com possiveis controles devido a lavagem de dinheiro e a saída de capital dos países, além de outras razões.