Imagem da matéria: Bitcoin Core atualiza código e corrige bugs; veja o que muda
Foto: Shutterstock

O Bitcoin Core, software de código aberto derivado do cliente original criador por Satoshi Nakamoto, chegou à versão 25.0 nesta sexta-feira (26). A atualização traz novos recursos para a blockchain, várias correções de bugs e melhorias de desempenho, bem como traduções atualizadas.

As novas melhorias técnicas representam o trabalho de 102 desenvolvedores ao redor do mundo que contribuem para a manutenção do código aberto do Bitcoin. Os detalhes da nova atualização e das mudanças mais notáveis foram descritos no Github pelo desenvolvedor Marco Falke.  

Publicidade

“Transações do tamanho de non-witness de 65 bytes e acima agora são permitidas pelo mempool e pela política de relay. Isso reflete melhor as proteções reais oferecidas contra CVE-2017-12842 e abre casos de uso adicionais de tamanhos de transação menores”, diz um trecho do documento.  

A vulnerabilidade citada (CVE-2017-12842) permite que um invasor seja capaz de induzir clientes a acreditar que uma ou mais transações arbitrárias de bitcoin foram confirmadas.

“Por exemplo, a carteira Simplified Payment Verification (SPV) do usuário inocente Bob pode exibir que ele recebeu um pagamento de um milhão de BTC com dezenas de confirmações, embora nenhum pagamento tenha sido confirmado”, exemplifica a newsletter Bitcoin Optech.

Mais novidades no Bitcoin

Outra novidade da nova versão do Bitcoin Core são novos RPCs — “Remote Procedure Call” — conjunto de protocolos e interfaces que o cliente interage com o sistema blockchain.

Publicidade

“O RPC scanblocks retorna os hashes de blocos relevantes de um conjunto de descritores, verificando todos os filtros de bloco no intervalo especificado. Ele pode ser usado em combinação com os RPCs getblockheader e rescanblockchain para obter novas verificações rápidas de carteira”, descreve o texto no GitHub.

O Bitcoin Core 25.0 também permite agora que todos os métodos JSON-RPC aceitem um novo parâmetro chamado args, que pode conter valores de parâmetros posicionais. “Esta é uma conveniência para permitir que alguns valores de parâmetro sejam passados sem ter que nomear cada valor. A estrutura de teste python e a ferramenta bitcoin-cli aproveitam isso”, explica o documento.

A nova versão do Bitcoin Core traz outras melhorias técnicas de RPCs, carteiras e configurações do software, detalhadas com mais profundidade no GitHub

O usuário que roda o Bitcoin Core já pode atualizar o software para a sua versão mais recente, 25.0, já disponível para download no site bitcoincore.org.  

VOCÊ PODE GOSTAR
Moedas de Bitcoin sobre mesa espelhada

Análise: o preço do Bitcoin está novamente sendo ditado pela política do Fed

“Análise dos últimos 40 dias revela uma maior alinhamento com as expectativas de taxa de juros para junho”, diz firma de análises CoinShares
moeda de Bitcoin ao lado de letreiro com ETF

Estado dos EUA investe R$ 510 milhões em ETF de Bitcoin da BlackRock

O investimento foi confirmado hoje pelo Conselho de Investimentos do Estado de Wisconsin (SWIB)
Imagem da matéria: Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Bitcoin entra em onda de alta e atinge o seu maior preço desde o halving

Dados do CoinGecko mostram que o Bitcoin subiu cerca de 3% no último dia e no período de uma semana valorizou em 9%
trader segura moeda de bitcoin em frente a grafico em computador

Bolsa de Chicago planeja lançar negociação de Bitcoin à vista, diz jornal

O objetivo é capitalizar a crescente demanda este ano entre os gestores de Wall Street para ganhar exposição ao setor de criptomoedas