O Bitcoin Core, software de código aberto derivado do cliente original de Satoshi Nakamoto, recebeu na segunda-feira (25) sua nova versão 23.0, que trouxe novos recursos para a rede do Bitcoin, várias correções de bugs e melhorias de desempenho.
A nova versão do software representa seis meses de trabalho e revisão de 132 desenvolvedores ao redor do mundo que colaboraram com o código aberto do Bitcoin. No meio dessa lista está o brasileiro Bruno Ely Garcia, desenvolvedor do grupo 2TM, proprietário do Mercado Bitcoin, especializado no Bitcoin Core.
Ao Portal do Bitcoin, Garcia explicou que o Bitcoin Core 23.0 conta com mudanças técnicas, de refinamento do código do bitcoin. Embora o usuário comum da criptomoeda possa não experimentar essas novidades no seu uso do dia a dia, essas melhorias são importantes para manter o Bitcoin Core seguro e otimizado.
O desenvolvedor conta que na atualização desta semana, diversas PRs — “pull requests”, uma maneira de sugerir alterações para um projeto de código aberto para ser avaliada e mesclada na base de código principal — foram incluídas na versão 23.0.
“Entre as mudanças que chamam mais atenção é (1) a adoção de Tracepoints e USDT que permite debugar os eventos que estão ocorrendo no Bitcoin Core melhor; (2) novo suporte a rede CJDNS; (3) e um novo RPC que permite verificar o status de um soft fork em qualquer bloco”, apontou o desenvolvedor.
Leia Também
Garcia conta que sua contribuição no Bitcoin Core 23.0 foi adicionar novas coberturas de teste nos testes funcionais, fazer correções em documentações e melhorias em RPCs — “Remote Procedure Call”, conjunto de protocolos e interfaces que o cliente interage com o sistema blockchain.
Melhorando o Bitcoin Core
O release publicado no blog do Bitcoin Core traz todos os detalhes das novas melhorias implementadas essa semana. As 25 alterações implementadas incluem alterações na estimativa de taxas, mudanças no parâmetro de inicialização, novos RPCs, Configurações atualizadas e melhorias na carteira, em ferramentas e utilitários.
As atualizações do Bitcoin Core acontecem, em média, a cada seis meses, e incluem as melhorias que foram aprovadas durante esse intervalo de tempo pela comunidade e mescladas no código principal pelos mantenedores do Bitcoin Core.
“Diariamente temos desenvolvedores trabalhando em correções e melhorias para deixar o Bitcoin Core mais robusto. É importante que de tempos em tempos sejam lançados os releases com essas mudanças”, explicou Garcia.
A instalação do Bitcoin Core 23.0 pode ser feita em bitcoincore.org e o código-fonte está disponível no repositório de origem do Bitcoin Core no GitHub.