Jerome Powell, presidente do Fed, mostrado em tela de computador
Jerome Powell, presidente do BC americano (Shutterstock)

Os preços das criptomoedas oscilaram nesta quarta-feira (12), enquanto os investidores analisavam os comentários do Federal Reserve (Fed) que forneceram uma nova visão sobre a luta do banco central dos EUA contra a inflação.

A decisão de manter as taxas de juros inalteradas pelo 11º mês consecutivo foi uma conclusão precipitada, com base nos movimentos nos mercados futuros do Fed. Na sua posição mais restritiva em mais de 20 anos, a Fed manteve a sua taxa de juro de referência num intervalo entre 5,25% e 5,50%.

Publicidade

A divulgação deste mês do chamado “gráfico de pontos”, no entanto, sugeriu que os interlocutores do banco central dos EUA registaram uma mudança notável nas condições financeiras desde março. O Fed, no seu mais recente Resumo das Projeções Econômicas, tinha previsto três cortes nas taxas até ao final do ano.

O gráfico de pontos divulgado hoje sugere que os decisores políticos da Fed pensam agora que um corte nas taxas poderia ser mais apropriado — interpretado pelo mercado como um sinal de linha dura.

A projeção foi além dos dois cortes nas taxas que os economistas esperavam que o Fed pudesse telegrafar, uma vez que pretende manter as taxas mais altas por mais tempo face a uma economia forte e ao mercado de trabalho dos EUA.

Preço das criptomoedas após comentários do Fed

Os preços das criptomoedas subiram no início do dia com a notícia de que a inflação havia desacelerado para 3,3% nos 12 meses até maio. O relatório indicou que os preços ao consumidor dos bens e serviços americanos subiram ligeiramente menos no mês passado do que os economistas esperavam.

Publicidade

Após o anúncio do Fed, o Bitcoin e outras criptomoedas caíram. Apenas 15 minutos após a decisão, por exemplo, o preço do Bitcoin caiu rapidamente 1,2%, para cerca de US$ 69.000, ante a US$ 69.900. Mais tarde, a queda se acentuou para 2% e derrubou o BTC para 67.700, no momento desta publicação.

Enquanto isso, os preços do Ethereum e do Solana também caíram a taxas semelhantes.

A Fed tem afirmado nos últimos meses que não irá cortar as taxas até que tenha “ganhado maior confiança de que a inflação está a mover-se de forma sustentável em direção a 2%”.

O presidente do órgão, Jerome Powell, afirmou essa posição na quarta-feira e disse: “Até agora, neste ano, os dados não nos deram essa maior confiança”.

“Indicadores recentes sugerem que a atividade econômica continuou a expandir-se a um ritmo sólido”, acrescentou Powell num comunicado. “Nos últimos meses, houve progressos modestos em direção ao objetivo de inflação de 2% do Comitê.”

Publicidade

Antes da conclusão da reunião de política da Fed, os traders de futuros previram uma probabilidade de 61% de que a Fed reduzisse as taxas em setembro, provavelmente proporcionando um impulso à economia dos EUA através de taxas de juro mais baixas. Esse número caiu para 59% após a divulgação dos comentários de Powell.

Não muito antes de a inflação nos EUA atingir o pico de 9,1% em junho de 2022, a Fed começou a aumentar as taxas de juro de perto de zero para arrefecer uma economia em alta. Embora a inflação tenha diminuído significativamente desde então, Powell afirmou que a busca do banco central dos EUA pelos 2% ainda não terminou.

Powell apontou o relatório do Índice de Preços ao Consumidor de quarta-feira, onde a inflação permaneceu estável mês a mês em maio, como um sinal de progresso potencial. “Deixe-me dizer que saudamos a leitura de hoje e esperamos por mais como essa”, disse ele.

“O Comitê estaria preparado para ajustar a orientação da política monetária conforme apropriado se surgirem riscos que possam impedir a consecução de seus objetivos”, acrescentou Powell, um dos quais é o “pleno emprego” entre os trabalhadores dos EUA.

O preço dos chamados ativos de risco, incluindo ações e criptomoedas, normalmente enfrenta pressão à medida que as taxas de juros sobem e os pagamentos pela retenção de dinheiro e títulos do Tesouro dos EUA se tornam mais atraentes. Os investidores preveem que o oposto acontecerá à medida que a Fed afrouxar as condições monetárias dos EUA.

Publicidade

*Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes.
VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Bitcoin recua 1,2% e pane cibernética global faz surgir dezenas de memecoins

Manhã Cripto: Bitcoin recua 1,2% e pane cibernética global faz surgir dezenas de memecoins

O mercado cripto repercute o problema global com piadas e, claro, memecoins
Imagem da matéria: Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta segunda (15)

Hamster Kombat: Veja o Daily Combo e Cipher Code desta segunda (15)

Procurando o combo diário e o código cifrado de segunda-feira, 15 de julho? Aqui está o que você precisa para ganhar moedas no jogo Hamster Kombat do Telegram
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Imagem da matéria: Anbima anuncia novas regras para fundos de criptomoedas

Anbima anuncia novas regras para fundos de criptomoedas

Pelas novas regras da Anbima, gestores terão de descrever os controles de gestão das criptomoedas e apresentar a metodologia de precificação dos ativos