A Binance, maior corretora de criptoativos do mundo, suspendeu todos os saques de bitcoin e criptomoedas na manhã desta segunda-feira (01) por causa de uma falha técnica. As operações voltaram ao normal cerca de duas horas depois.
O anúncio foi feito no perfil oficial da empresa no Twitter às 8h37. Cerca de 20 minutos depois, a exchange anunciou que a situação já havia sido normalizada e que os saques poderiam ser feitos novamente — o que aconteceu muito brevemente.
A segunda mensagem dizia que era possível que os clientes tenham ainda alguma demora: “Haverá um atraso um temporário no processamento de retiradas quando o backlog for eliminado. Esperamos que isso dure cerca de 30 minutos”, explica o tweet.
Contudo, poucos minutos mais tarde, uma terceira mensagem disse que os saques foram novamente suspensos e pediu desculpas aos clientes pelo inconveniente.
A situação foi normalizada, conforme a corretora, às 10h48. O aviso foi feito em um quarto tweet sobre o assunto.
Fundador da Binance se manifesta
O fundador da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, falou também pelo Twitter que a equipe estava trabalhando para resolver o problema e que os fundos dos usuários estavam seguros.
Não é raro que a Binance interrompa saques e depósitos de criptomoedas, mas geralmente as suspensões são programadas e os usuários são alertados com antecedência.
Os casos mais comuns são quando uma criptomoeda passa por um hard fork ou outra atualização mais simples no seu projeto, como aconteceu recentemente com o Ethereum e Cardano.
No entanto, o sistema da exchange já enfrentou travamentos no passado ao não aguentar a demanda do mercado. Em janeiro deste ano, quando o preço do bitcoin estava próximo de uma máxima histórica, a Binance sofreu uma instabilidade na sua plataforma por conta de um problema de ‘websocket’ — sistema que estabelece a conexão entre cliente e servidor.
Leia Também
No final do ano passado, a corretora já havia sido forçada a travar todos os saques, depósitos e demais serviços da plataforma após o seu sistema ter complicações com uma API — a comunicação do banco de dados com o usuário final.
Na ocasião, o CZ afirmou que havia um erro numa função chamada “matching” e, por isso, todas as negociações foram suspensas temporariamente.
O que pode estar acontecendo com a Binance?
A Binance ainda não divulgou mais esclarecimentos sobre o problema que seu sistema enfrenta no momento, além de que um grande backlog que está travando os saques de bitcoin e outras criptomoedas.
O desenvolvedor e criador da corretora PagCripto, Carlos Lain, explicou ao Portal do Bitcoin o que significa um problema de backlog:
“Parece que houve uma grande demanda por retiradas do nada, os servidores deles congestionaram e algum problema técnico aconteceu. Teoricamente, o que processa as filas de retiradas ou depósitos tem que ser assíncronos com a plataforma, então no máximo deveria gerar um atraso, sem precisar parar tudo”, disse Lain.
Para o desenvolvedor, o que causou a maior estranheza foi o fato do problema ter sido identificado e resolvido em um primeiro momento, para logo em seguida os saques serem interrompidos mais uma vez. “Tem alguma coisa que eles não estão contando de verdade”, suspeita.
O desenvolvedor e cofundador da BitPreço, Yuri Fernandes, tem uma visão parecida sobre a estranha interrupção de saques nesta manhã. Ele lembrou que a rede de contratos inteligentes da corretora já estava enfrentando problemas nos últimos dias.
“A Binance Smart Chain também passou por problemas na semana passada devido ao baixo número de validadores que fez a rede enfrentar lentidão. Hoje, eles estão com um fluxo incomum de saques (talvez por conta da Shiba Inu!? não tenho certeza). Acabaram liberando mas voltaram a bloquear novamente devido ao grande fluxo”, explicou o desenvolvedor.
Apesar disso, ele acredita que o aumento da demanda não justifica o travamento. “O problema parece ser mais interno do que realmente um grande fluxo de saques, pois teoricamente eles possuem liquidez para qualquer número de saques mesmo que em grandes quantidades. Nesses casos o delay (atraso) seria comum, mas o bloqueio total é um pouco estranho”, conclui.
*Atualização: a reportagem foi atualizada com as informações sobre a liberação dos saques.