Logo da Binance Smart Chain
Shutterstock

A fase de rebranding parece chegar para todas as marcas e agora foi a vez da Binance mudar o nome da sua blockchain para BNB Chain.

Até então conhecida como Binance Smart Chain (BSC), a solução lançada pela popular corretora em setembro de 2020 se tornou uma das redes de contratos inteligentes mais utilizadas no meio cripto, hospedando milhares de criptomoedas, jogos NFTs e projetos DeFi.

Publicidade

O “BNB” que até então se era conhecido como o ticker da criptomoeda nativa da corretora, Binance Coin (BNB), agora passa a ter o próprio significado, sendo a sigla para “Build and Build” (construir e construir).

Em nota à imprensa desta terça-feira (15), a empresa explica a decisão de mudar o nome da rede como uma forma de esclarecer a “evolução descentralizada” da blockchain que, segundo a Binance, transcende a corretora no que diz respeito aos casos de uso.

A mudança de nome, portanto, segue a linha desenhada pelo projeto para beneficiar usuários e desenvolvedores ligados à comunidade da BNB Chain.

A partir desta terça, a rede da Binance fica composta por: BNB Beacon Chain — anteriormente Binance Chain —, responsável pela governança da BNB Chain (staking, votações); e a BNB Smart Chain (BSC) — anteriormente Binance Smart Chain —, a rede principal compatível com Ethereum Virtual Machine (EVM), camadas de consenso e hubs multi-chain.

Publicidade

“A BNB Chain adotará aplicações de grande escala, incluindo GameFi, SocialFi e Metaverse. Em particular, escalando de uma cadeia para várias outras, melhorando as soluções de dimensionamento e expandindo o conjunto de validadores da BSC de 21 para 41 (com 20 validadores funcionando como produtores de blocos candidatos)”, disse Samy Karim, coordenador do ecossistema da BNB Chain.

BNB Chain no centro do ‘MetaFi’

Ao mudar de nome, a Binance também divulgou o plano de levar sua rede ao centro do que chama de MetaFi (‘Meta’ para meta ecossistema data e ‘Fi’ para DeFi), oferecendo a infraestrutura que alimenta a economia virtual. 

De forma geral, MetaFi é um conceito que coloca sob o mesmo guarda-chuva os diferentes tipos de projetos, como Metaverso, DeFi, GameFi, SocialFi, Web3 e NFTs

“O objetivo do MetaFi é construir e promover novos ecossistemas, construídos em parâmetros de metadados padronizados, baseados em ativos digitais que capacitam a adoção em massa do metaverso e também fornecem aos usuários e jogadores novos casos de uso”, finaliza a nota da empresa.

VOCÊ PODE GOSTAR
CEO Rick Wurster da Charles Schwab posa para foto

“Não comprei cripto e agora me sinto um bobo”, diz CEO da Charles Schwab

A entrada da Schwab no mercado de criptomoedas à vista sinaliza uma mudança mais ampla entre as instituições financeiras tradicionais, que estão se adaptando à demanda dos investidores
Logo da SEC dos EUA

Gary Gensler está deixando a SEC, mas executivo da Robinhood não quer o cargo

Diretor jurídico da Robinhood, Dan Gallagher, não está interessado em assumir o cargo de próximo presidente da SEC
bitcoin subindo gráfico verde positivo

Manhã Cripto: Bitcoin chega a US$ 82 mil e capitalização do mercado encosta em US$ 3 tri; rali veio para ficar?

Bitcoin já subiu quase 20% em uma semana, enquanto o Ethereum saltou 30% no período, com analistas otimistas que o mercado deve seguir com ganhos
moeda de bitcoin com logo da apple no fundo

Apple admite bug que deixa usuários de criptomoedas expostos; veja o que fazer

A Apple tomou conhecimento de uma falha de segurança que pode permitir que hackers assumam o controle do iPhone ou iPad de um usuário se ele visitar um site nocivo