A Binance publicou uma atualização sobre a distribuição de tokens ETHW para os detentores de Ethereum que mantiveram seus ETH em carteira durante a Fusão.
Segundo nota da corretora divulgada na quinta-feira (15), se a implantação da nova rede bifurcada “rebelde” ETHPow for feita com sucesso – o lançamento inicial foi marcado por problemas técnicos – levará então de dois a cinco dias para que os usuários recebam as novas criptomoedas.
“Os usuários qualificados receberão ETHW na proporção de 1 ETH = 1 ETHW em suas carteiras spot, com base em seus saldos líquidos de ETH nas carteiras qualificadas no momento do instantâneo de 15/09/2022 06:42:42 (UTC)”, ressalta o comunicado.
Conforme descreve a nota, a Binance considera carteiras qualificadas as de “Spot, Funding, Margin, e Savings, Staking e Futures”. “Os pagamentos de juros ETH não distribuídos não serão incluídos na distribuição, ressalta a corretora. E acrescenta:
“ETH emprestado de Margin ou Crypto Loans, ou ETH transferido para contas spot dessas contas não contarão para a distribuição”.
Outro ponto importante da nota se refere à listagem do novo token. De acordo com a corretora, o token da rede ETHPoW passará pelo mesmo processo de análise usado para novas criptomoedas lançadas no mercado, ou seja, a Binance não garante a listagem de ETHW.
O ETHW chegou a valer US$ 60 no dia da Fusão, mas foi caindo no período e na tarde desta sexta-feira é negociado em cerca de US$ 12, segundo dados no Coinmarketcap. Portanto, a queda do “novo Ethereum” já é de 80% nas últimas 24 horas.
Hard fork ETHPoW
No início da semana foi confirmado para após o evento da Fusão (“Merge”) o hard fork não oficial do Ethereum, planejado por mineradores descontentes com o fim da mineração da criptomoeda.
A iniciativa previu que todo mundo que possuia ETH armazenado na carteira no momento da atualização iria ganhar a quantia equivalente de EthereumPoW (ETHW), ou seja, 1 ETH = 1 ETHW; 0,5 ETH = 0,5 ETHW, e assim por diante.
A distribuição de ETHW nas corretoras de criptomoedas, contudo, vai depender de cada uma delas. Mas quem tem ether na carteira (na mainnet do Ethereum) vai ganhar o ether do hard fork de ‘graça’”, segundo o analista de research do Mercado Bitcoin, Lucca Benedetti.
Começou mal
No entanto, depois que a equipe ETHPoW colocou no ar sua própria rede principal na tarde de quinta-feira (15), o que era para ser celebrado se transformou em um evento caótico, com usuários tendo problemas para acessar a blockchain.
E não demorou muito para descobrirem que parte do problema era que o ETHPoW havia escolhido um Chain ID já em uso.
Chain IDs, criados para facilitar o hard fork do Ethereum Classic em 2016, servem como uma impressão digital para uma rede específica e ajudam as blockchains a confirmar a identidade única de quem está ativo on-chain.
O Chain ID designado para os usuários da ETHPoW, no entanto, aparentemente já estava em uso por uma rede de teste de Bitcoin Cash.
Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!