Imagem da matéria: Binance impede transações com Visa e Mastercard emitidos na Rússia
Foto: Shutterstock

Todos os cartões Visa e Mastercard emitidos na Rússia não poderão mais ser utilizados para compras na Binance. A decisão passa a valer na quarta-feira (09).

Além disso, todas as transações iniciadas por cartões dessas bandeiras em outros países ficarão indisponíveis dentro da Rússia na Binance.

Publicidade

A empresa anunciou a medida em seu site nesta terça-feira (08) e não deu maiores explicações. No Twitter, o criador da empresa, Changpeng “CZ” Zhao, disse que a companhia foi obrigada a tomar a decisão.

“Não está em nossas mãos, não é uma decisão nossa”.

Fica claro que a medida é um efeito do pacote de sanções econômicas que os Estados Unidos e a União Europeia estão impondo à Rússia em represália à invasão na Ucrânia.

Sanções além da Binance

Uma série de sanções afetam a Rússia. Sete bancos do país foram excluídos do SWIFT, sistema que viabiliza as transferências internacionais entre entidades financeiras.

Alemanha congelou a aprovação do projeto de gasoduto Nord Stream 2, criado para aumentar o fluxo de gás russo ao continente europeu.

Publicidade

A União Europeia fechou seu espaço aéreo ao país; grandes petroleiras anunciaram o fim de parcerias com empresas russas; as big techs divulgaram uma série de medidas afetando os russos; a Fifa excluiu o país da próxima Copa do Mundo.

Com tudo isso, o rublo, moeda nacional russa, está derretendo: chegou nos últimos dias a uma desvalorização na qual para comprar um dólar eram necessários 145 rublos.

VOCÊ PODE GOSTAR
Shaquille O'Neal pode para foto

Shaquille O’Neal fecha acordo e se livra de processo envolvendo a FTX

Após fugir do caso, a lenda da NBA chegou a um acordo com termos não revelados em seu processo contra exchange de criptomoedas
Logo CIA EUA USA shutterstock

Diretor da CIA chama o Bitcoin de “mais uma ferramenta” na luta contra a China

Michael Ellis acredita que o Bitcoin e as criptomoedas vieram para ficar e considera a adoção mais ampla desses ativos “uma grande tendência”
Pessoa olha para scanner da Worldcoin

Manhã Cripto: World estreia nos EUA, Ripple mira Circle e Bitcoin sobe para US$ 96 mil

Após anos de testes e polêmicas globais como Worldcoin, a empresa cofundada por Sam Altman vai atuar em seis cidades americanas
logo da xrp ripple na bandeira do brasil

1º ETF de XRP do mundo estreia hoje no Brasil

O fundo XRPH11 da Hashdex tem a Genial Investimentos como administradora