Imagem da matéria: Binance confirma lançamento de criptomoeda estável
(Foto: Shutterstock)

Wei Zhou, diretor financeiro da Binance, confirmou para o Bloomberg que a Binance vai mesmo lançar sua criptomoeda estável (stablecoin). Segundo ele, a emissão da ‘Binance GBP’ pode acontecer já em algumas semanas, ou no máximo em dois meses.

De acordo com Zhou, o novo token será lastreado em uma reserva de libras esterlinas, garantindo totalmente as emissões, além de fornecer mais transparência.

Publicidade

Ele também afirmou que está estudando algumas parcerias com empresas interessadas em sua plataforma nativa de blockchain, a Binance Chain, e mais moedas apoiadas em fiat podem surgir.

No entanto, Zhou disse que no momento a Binance não tem planos de emitir uma stablecoin lastreada em dólar.

As stablecoins são criptoativos de baixa volatilidade geralmente usadas por traders para facilitar as transações e segurar grandes oscilações de preços.

Tether ameaçada

O Bloomberg procurou o especialista Kyle Samani, cofundador do fundo de hedge com sede em Austin, no Texas (EUA) Multicoin Capital. Ele disse, via email à reportagem, que uma stablecoin emitida pela Binance certamente vai ameaçar o valor da  Tether.

No momento, a Tether (USDT) tem sido líder nesse mercado, com cerca de U$ 3,2 bilhões. Até agora, a empresa já pôs em circulação 3.229.393.061 de tokens.

Publicidade

Segundo o diretor de tecnologia da Bitfinex, Paolo Ardoino, o Tether é responsável por 98,7% do volume de negócios das stablecoins.

Stablecoin controversa

Contudo, tanto a Tether quanto sua ‘exchange-mãe’, a Bitfinex, já foram questionadas sobre a quantidade de dólares reservadas para apoiar o criptoativo — há dois meses um advogado do escritório Morgan Lewis afirmou que Tether possui fundos para sustentar apenas 74% das USDT emitidas.

A dúvida veio depois que foram investigadas transações financeiras entre as duas empresas e a Tether agora está envolvida em uma disputa legal com o procurador-geral de Nova York sobre um suposto empréstimo secreto à Bitfinex.

No final do ano passado, o Departamento de Justiça dos EUA (DoJ) também iniciou uma investigação sobre manipulação do mercado de criptomoedas a partir da Tether.

Diante de rumores, eles desconfiavam se o criptoativo teria sido usado para aumentar artificialmente os preços do Bitcoin.


Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

Mercado Bitcoin e Escala se juntam em tokenização inédita de R$ 29 milhões em operação na fintech Asaas

Operação viabilizou o acesso de clientes qualificados do MB a investimento na Asaas, antes restrito a grandes fundos de VCs
Imagem da matéria: O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

O futuro do dinheiro, um storytelling a ser acompanhado | Opinião

Cadu Moura comenta um debate importante sobre o futuro do dinheiro feito durante o Web Summit Rio
Celular com gráficos de ações e criptomoedas em queda no fundo

Preço de tokens BRC-20 da rede Bitcoin despencam antes do halving — Runes é o culpado?

Em semana crucial para a principal rede de criptomoedas, a ORDI caiu mais de 40%
silhueta de homem com celular e logo da coinbase no fundo

Coinbase entra com recurso contra decisão em caso contra a SEC

Ao interpor o recurso, a Coinbase alega motivos substanciais para divergências de opinião, segundo disse o site The Block citando uma pessoa familiarizada com o caso