A Binance anunciou na terça-feira (01) que vai remover cinco criptomoedas de sua plataforma na próxima semana. Segundo nota da empresa, a partir do dia 08 de março serão encerradas as negociações para Bitcoin Diamond (BCD); Cindicator (CND); Monetha (MTH); Nitro Network (NCASH); YOYOW (YOYO).
“Com base em nossas análises mais recentes, decidimos remover a lista e interromper a negociação de todos os pares de negociação para os tokens a partir das 09h UCT do dia 08/03/2022”, escreveu a empresa no comunicado. Com base no fuso horário UCT, no Brasil o evento vai ocorrer às 6h.
Sobre o motivo da exclusão dessas criptomoedas da base de seu portfólio — que fazem apenas com Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) — , a Binance explicou que faz uma análise periódica de cada um dos ativos sob sua gestão para garantir que eles continuem a atender o alto nível de padrão esperado pela equipe.
“Quando uma moeda ou token não atende mais a esse padrão, ou o setor muda, conduzimos uma análise mais aprofundada e possivelmente removemos o ativo da lista. Acreditamos que isso protege melhor todos os nossos usuários”, ressalta a empresa.
Leia Também
Ainda segundo a nota, as equipes por trás dos projetos de cada token ou criptomoeda têm que cumprir o compromisso com a Binance, que precisa manter volume de negociação e liquidez. Alguns quesitos fundamentais são a estabilidade e segurança da rede e um bom nível de comunicação pública, além de outros.
A Binance, contudo, vai dar um prazo bastante estendido que vai ajudar principalmente os mais desavisados. De acordo com a empresa, os detentores de BCD, CND, MTH, NCASH e YOYO têm até o dia 09 de junho para sacar seus fundos.
Criptomoedas em queda
Após o anúncio, todas as criptomoedas da lista entraram em queda de até 45%. A YOYO, por exemplo, foi a que mais desvalorizou, quando bateu US$ 0,005 ante aos US$ 0,01 do dia anterior, perfazendo -45%. As outras criptos desabaram no mínimo 30%: CND (-40%); MTH (-38%); BCD (-38%); NCASH (-30%).
Dessas, a BCD foi a única que conseguiu recuperar parte das perdas. No momento do texto, a altcoin opera em queda de 15%, considerando as últimas 24 horas. Os dados são do Coinmarketcap.