Imagem da matéria: Binance anuncia projeto para criação de stablecoin semelhante à criptomoeda do Facebook
Binance Coin, a criptomoeda da exchange Binance (Foto: Shutterstock)

A Binance está à procura de parceria com governos e empresas de todo o mundo para desenvolver stablecoins atreladas a moedas fiduciárias por meio de um projeto chamado ‘Venus’. Segundo o Bloomberg, uma ‘versão regional da Libra’, como descreveu, seria uma afronta ao projeto do Facebook.

O fato é que o Venus se assemelha ao Libra — ambos projetos são para criar stablecoin lastreada em fiat.

Publicidade

De acordo com um comunicado na segunda-feira (19), a exchange, que é uma das maiores do mundo, anunciou que o projeto tem como objetivo desenvolver moedas atreladas a moedas fiduciárias (fiat) por meio de sua blockchain pública, a Binance Chain — sistema lançado em abril deste ano.

“Uma iniciativa para desenvolver criptoativos e stablecoins atrelados a moedas fiduciárias em todo o mundo”, diz a nota.

O argumento da Binance é de que o projeto vai estimular a capacitação de países a desenvolverem novas moedas, além de ampliar o sistema internacional de transferência por meio da tecnologia blockchain.

Para isso, a Binance afirma que vai fornecer suporte técnico completo durante todo o processo para os parceiros. Isso vale também para a condução de controles de risco, conformidade, entre outros.

É desta forma que a exchange pretende conduzir o Venus, que ela chamou de “rede de cooperação multidimensional”. A empresa acrescentou:

Publicidade

“Serão bem-vindos à Binance novos parceiros governamentais, empresas e organizações com grande interesse e influência em escala global para colaborar conosco e construirmos, em conjunto, uma comunidade sustentável”.

Executivos da Binance comentaram

Yi He, cofundador da Binance, falou à Coindesk sobre o projeto Venus:

“Acreditamos que a curto e a longo prazo as stablecoins vão, progressivamente, substituir as tradicionais moedas fiduciárias nos países em todo o mundo e trazer um novo e equilibrado padrão da economia digital”.

Ao comentar no Twitter sobre o Venus, CZ, CEO da Binance, foi questionado por um usuário que perguntou se não era muita obsessão ficar criando várias criptomoedas, já que a cada dia surgem mais.

CZ respondeu:

“Eu acredito que vai haver milhões de tokens. É um mundo livre (ou pelo menos, esperamos que seja), você não pode impedir que as pessoas criem suas próprias moedas/tokens. Não adianta lutar contra isso, é melhor se acostumar. Você não precisa comprar/usar tokens que não gosta”.

Publicidade

 Compre criptomoedas na 3xBit

Inovação e segurança. Troque suas criptomoedas na corretora que mais inova do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://3xbit.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Chill Guy art from Phillip Banks

Chill Guy: meme do TikTok está rendendo milhões a traders de criptomoedas

Só um cara tranquilo? O token que viralizou no TikTok não está mostrando nenhuma tranquilidade, disparando para uma capitalização de mercado de US$ 500 milhões
Imagem da matéria: Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

Câmara aprova lei de segregação patrimonial para empresas de criptomoedas

PL aprovado na Câmara define diversas regras para empresas de criptomoedas; texto avança para Senado
ilustração do famoso sapo pepe

Manhã Cripto: PEPE decola 80% enquanto Bitcoin se consolida em US$ 91 mil

A Pepecoin renovou sua máxima histórica após ser listada no mesmo dia na Coinbase, Robinhood e Upbit
Dedo indicador apoia bolo de dinheiro em forma digital

Stablecoins devem ser reguladas porque impactam política monetária, afirma executivo do BC

Consultor do Banco Central prevê debates mais aprofundados sobre stablecoins e tokenização em 2025 e 2026