Imagem da matéria: Binance alerta sobre nova onda de  golpes que está roubando criptomoedas dos usuários
https://portaldobitcoin.uol.com.br/tudo-sobre/solana/

O CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, alertou a comunidade cripto nesta sexta-feira (4) sobre um golpe de phishing que está fazendo os clientes da corretora suas principais vítimas. 

Se trata de phishing por SMS, no qual o usuário é induzido a clicar no link, abrir um site fraudulento, mas idêntico ao da Binance, e informar seus dados, entregando de mão beijada ao golpista acesso às suas criptomoedas armazenadas na plataforma.

Publicidade

“Existe um grande esquema de phishing via SMS com um link para cancelar saques. Isso leva a um site de phishing para coletar sua credencial. NUNCA clique em links de SMS! Sempre acesse binance.com por meio de um marcador ou digite manualmente”, aconselhou CZ.

Ele incluiu no tuíte o print de um SMS fraudulento que um dos clientes da corretora recebeu. A mensagem, escrita em inglês, diz o seguinte: ” Foi solicitado um saque de um endereço IP desconhecido. Se não foi você, siga as etapas aqui: (link)

À parte o alerta preocupante do CZ, a Binance ainda não divulgou uma estimativa de quantos usuários já foram vítimas desse tipo de golpe.

Phishing no meio cripto

Phishing é um golpe pra lá de conhecido no meio cripto, mas mesmo assim, investidores continuam perdendo suas criptomoedas dessa forma.

Publicidade

No início do ano, ganhou atenção no meio cripto a história de um brasileiro que perdeu mais de 19 bitcoins na corretora Blockchain.com após ter suas credenciais na plataforma roubadas por golpistas.

A quantia de criptomoedas que na atual cotação equivale a R$ 3,8 milhões, foi transferida para carteiras do invasor nas exchanges Binance (12,5 BTC) e Huobi (2,5 BTC).

Quando o caso foi revelado, o advogado que representa a vítima disse ao Portal do Bitcoin que a Blockchain.com poderia ser alvo de processo, por ter dever de proteger o consumidor segundo a lei brasileira.

Mas um risco muito grande são os honorários de sucumbência — valores que a parte perdedora de um processo deve pagar aos advogados da parte vencedora. Esses honorários são calculados de acordo com o valor do processo, que nesse caso envolve milhões.

Publicidade

O advogado optou por outra estratégia e pediu que a Justiça brasileira bloqueasse os ativos das contas da Binance e da Huobi, mas em janeiro, o juiz responsável pelo caso não acolheu pedido. O magistrado afirmou na ocasião que nada no processo indicava que as corretoras teriam cometido crime ou ilícito e, assim, determinar um congelamento de contas seria desmedido.

VOCÊ PODE GOSTAR
Calicatura de Kamala Harris

Memecoin de Kamala Harris atinge recorde após chances de indicação subirem para 90%

O token KAMA valorizou mais de 50% somente nas últimas 24 horas
Arte mostra imagem do espaço mirando a Terra envolta a uma rede de sinais holográficos

Núclea lança rede para tokenização de ativos financeiros

Testes da primeira duplicata tokenizada devem finalizar em julho e o serviço começa a ser ofertado de forma ampla ao mercado em setembro
Imagem da matéria: ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

ABFintechs defende segregação patrimonial e combate à lavagem de dinheiro na regulação do mercado cripto

Diego Perez, presidente da ABFintechs, detalha como a associação atua no mercado brasileiro de criptomoedas
Imagem da matéria: Agora você pode guardar seu Bitcoin sob a pele

Agora você pode guardar seu Bitcoin sob a pele

A VivoKey Technologies, com sede em Seattle, oferece carteiras de Bitcoin subdérmicas para transações seguras de criptomoedas usando tecnologia NFC e RFID