Imagem da matéria: BC revela vazamento de 53 mil chaves Pix por instituição de pagamento
Foto: Shutterstock

A Qesh Instituição de Pagamento LTDA (Qesh) teve uma falha de segurança que expôs dados cadastrais vinculados a 53.383 chaves Pix, como nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência e número da conta. A informação foi divulgada pelo Banco Central em um comunicado para a imprensa na segunda-feira (30).

O BC afirma que o vazamento ocorreu por conta “de falhas pontuais em sistemas dessa instituição” e que ocorreu entre os dias 10 e 19 de setembro. Segundo a entidade, não foram expostos dados sensíveis, como senhas, informações de movimentações ou saldos financeiros em contas transacionais, ou quaisquer outras informações sob sigilo bancário.

Publicidade

“As informações obtidas são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, nem acesso às contas ou a outras informações financeiras”, esclarece o Banco Central.

As pessoas que tiveram seus dados cadastrais obtidos a partir do incidente serão notificadas exclusivamente por meio do aplicativo ou pelo internet banking de sua instituição de relacionamento. Nem o BC nem as instituições participantes usarão quaisquer outros meios de comunicação aos usuários afetados, tais como aplicativos de mensagens, chamadas telefônicas, SMS ou e-mail.

A Qesh divulgou uma nota de esclarecimento ao portal Exame reforçando que nenhum dado sensível foi vazado e disse que o “ocorrido está relacionado a uma tentativa de invasão no sistema de um dos nossos clientes que utiliza nossa tecnologia. A ação visava fraudar contas, mas foi bloqueada, e as tentativas resultaram em consultas repetidas de confirmação de chaves Pix, gerando um comportamento anômalo”.

Conforme seu site, a empresa se define como uma coretech que fornece para médias e grandes empresas uma infraestrutura digital de tecnologia para produtos e serviços em pagamento, liquidação, motor de crédito, White Label (BaaS), gerenciamento de risco, seguro e emissão de cartões de debito e pré-pagos.

  • Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: FBI cria criptomoeda para identificar e prender manipuladores de mercado

FBI cria criptomoeda para identificar e prender manipuladores de mercado

As autoridades norte-americanas prenderam um réu em Portugal e acusaram outros 14 indivíduos e quatro empresas cripto
Chefe de compliance da Binance, Tigran Gambaryan é fotografado na Nigéria

Executivo da Binance tem fiança negada apesar de “cumprir todos os requisitos”, diz família

Tigran Gambaryan sofreu “inúmeros sustos relacionados à saúde”, disse o porta-voz da família
Imagem da matéria: Domínio de mercado da Binance atinge menor nível em 4 anos devido a pressões regulatórias

Domínio de mercado da Binance atinge menor nível em 4 anos devido a pressões regulatórias

A Binance enfrentou uma série de obstáculos regulatórios nos últimos dois anos, dificultando os planos da exchange de integrar mais usuários
Imagem da matéria: Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Liqi entra para 2ª fase do DREX em consórcio com Itaú, Banco do Brasil e Bradesco

Os testes do consórcio, que agora conta com a participação da Liqi, será focado em operação de crédito colateralizado via CDB