Bank Frick, banco privado localizado na cidade de Balzers, em Liechtenstein, na Europa Central, anunciou no início da semana a decisão de permitir que seus clientes façam investimentos diretamente em criptomoedas. A princípio o primeiro lote disponível é composto por Bitcoin, Bitcoin Cash, Litecoin, Ripple e Ethereum e o foco serão clientes exclusivos que possam investir altos valores com euro, dólar e franco suíço.
O banco informou que os ativos em custódia serão armazenados em carteiras off-line a fim de garantir a segurança dos mesmos, de acordo com a legislação de Liechtenstein e da União Europeia (UE).
Conforme o anúncio, os clientes só podem investir em criptomoeda após serem identificados e verificados em um processo no qual a instituição deve saber a origem do dinheiro.
Negociação de bitcoin
O banco europeu diz que tomar essa atitude é estar colaborando junto aos esforços das instituições financeiras da região que apoiam o crescimento do desenvolvimento de criptomoedas e tecnologia blockchain.
Segundo informações no site da Coindesk, no ano passado o banco suíço privado, Falcon Group, também começou a oferecer um serviço de negociação em bitcoin por meio das contas tradicionais. A parceria com a corretora Bitcoin Suisse AG agilizou no processo de gerenciamento de contas em bitcoin.
Liechtenstein é o 4º menor país da Europa. O número de empresas e comércios registrados é maior que o seu número de habitantes. Isso se deve à cultura financeira estabelecida onde as taxas são muito menores que outros países europeus.
Confira o Índice de Preço do Bitcoin no Brasil e as Informações das Principais Exchanges, acesse: https://portaldobitcoin.uol.com.br/preco-bitcoin/