Imagem da matéria: Banco de Bogotá anuncia participação em testes com criptomoedas de regulador da Colômbia
(Foto: Shutterstock)

O Banco de Bogotá, entidade mais antiga do setor bancário colombiano, anunciou no Twitter na terça-feira (02) que está participando de testes de serviços com criptomoedas, como parte do sandbox regulatório do governo. O projeto-piloto, conduzido pela Superintendência Financeira da Colômbia (SFC), regulador financeiro do país, visa explorar, medir e analisar o comportamento e riscos do uso de criptoativos.

Sobre a colaboração nos testes, a entidade disse que o engajamento faz parte de sua constante exploração de inovações tecnológicas que buscam desenvolver novos produtos e serviços.

Publicidade

Segundo o site Portafolio, o sandbox da SFC tem como objetivo fornecer um espaço de teste conjunto entre o ecossistema digital e o Governo Nacional em termos de ativos criptográficos.

No caso do Banco da Colômbia, a entidade vai selecionar um grupo limitado de clientes para os testes cujas transações estarão concentradas nos meios de depósitos e saques em criptomoedas tanto pelo internet banking quanto pelo app.

A Colômbia viu um grande crescimento no uso de criptomoedas como reserva de valor e também para fins transacionais em 2020, disse o Coindesk ao comentar o assunto.

E acrescentou que um movimento colombiano pró bitcoin foi responsável por 11,3% de seu volume global em 2020 da plataforma P2P LocalBitcoins, o que fez do país uns dos  principais mercados ao lado da Rússia e da Venezuela.

Publicidade

Sandbox regulatório da Colômbia

A criação de um modelo de testes de regulação para incluir as criptomoedas no sistema financeiro da Colômbia foi anunciado em setembro do ano passado.

Na ocasião, a SFC afirmou que o projeto permitiria que bancos e empresas do setor de criptomoedas atuassem juntos no projeto-piloto chamado de “La Arenera”, que em tradução livre seria “caixa de areia”, também conhecido como sandbox. 

O objetivo principal, disse a entidade na época, era de analisar “a eficácia dos recentes desenvolvimentos tecnológicos na verificação da identidade digital e rastreabilidade nas transações”. 

Afirmou também que no projeto piloto haveria um espaço controlado em que as operações de depósitos e saques de recursos em produtos financeiros bancários por conta das empresas de criptomoedas seriam testadas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Agentes da Polícia Federal emoperação contra russos radicados noBrasil

PF faz operação contra mexicano que se associou a pirâmide com criptomoedas no Brasil

Acusado também afirmava ser representante de uma marca italiana de carros, convencendo pessoas a investir em uma criptomoeda que ele mesmo criou
Imagem da matéria: Toncoin (TON) valoriza  40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Toncoin (TON) valoriza 40% na semana e ameaça ultrapassar Dogecoin

Uma possível IPO do Telegram contribuiu para o recente aumento no preço do TON, fortalecendo sua posição entre os maiores tokens do mercado
Imagem da matéria: Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores

Memecoin assume ser golpe e mesmo assim recebe R$ 146 mil de investidores

Criadores da memecoin THEPLAN alertaram: “Não compre esta moeda, pois ela irá para zero”
Imagem da matéria: Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Reserva de Bitcoin de mineradores bate mínima em três anos com vendas antes do halving

Diferente do que aconteceu antes do halving de 2020, desta vez os mineradores aproveitaram a recente disparada do Bitcoin para vender parte de suas reservas