Como originalmente relatado pelo The Telegraph, o Banco da Inglaterra pode aprovar a criação de uma criptomoeda apoiada pelo governo neste ano. Apenas no ano passado, o banco anunciou que encomendou uma moeda teórica, a RS Coin, que poderia ser usada pelos bancos centrais para liquidar os pagamentos.
Agora, o banco central da Inglaterra está procurando tornar seu conceito teórico em uma realidade viável.
Uma equipe de pesquisa do Banco vem estudando a possibilidade de uma criptomoeda emitida pelo banco central desde 2015. Para evitar a volatilidade que o bitcoin tem, a moeda criptográfica seria apoiada pelo Banco da Inglaterra e amarrada à libra esterlina, moeda nacional da Grã-Bretanha.
Antes do feriado de Natal, o Dr. Mark Carney, Diretor do Banco da Inglaterra, apresentou o caso de uma criptomoeda de banco central apoiada pelo Comitê Seletivo do Tesouro da Inglaterra. Defendendo a ideia, ele afirmou que “a tecnologia subjacente é realmente de um interesse justo. Estamos trabalhando com isso no Banco da Inglaterra”.
“Eu participei de discussões com os principais bancos centrais sobre esta questão”, continuou, dizendo que essas negociações retomariam no novo ano. Ele também revelou que, no meio do ano, o banco negociou com sucesso com outro banco central usando a tecnologia blockchain.
De acordo com o Dr. Carney, há aspectos positivos claros para a utilização da tecnologia blockchain para práticas de bancos centrais. “Você acaba com esses riscos de estabilidade financeira; você obtém benefícios de estabilidade financeira. E você economiza enormes quantidades de energia computacional”, argumentou.
O diretor também acrescentou que o Banco e sua unidade de pesquisa são “disciplinados” em sua abordagem. “Se vamos aplicar algo ao núcleo do sistema, será necessário atender a classificação de qualidade”.
Se os testes forem bem sucedidos o suficiente para a adoção real, uma opção bancária de criptomoeda pode abrir caminho para pagamentos quase instantâneos para carros, terrenos, casas e outros ativos importantes.
Ainda assim, o Dr. Carney teve o cuidado de abordar as limitações de uma criptomoeda baseada em um banco central. Um ponto fraco, ele acredita, é a solvência se a moeda fosse introduzida numa escala pública generalizada.
Essa adoção pode “criar uma situação em que você possa ter saques bancários em massa”. Além disso, se os usuários depositassem toda as suas criptomoedas no Banco da Inglaterra, precisaria conciliar a melhor maneira de diversificar seus investimentos com estes ativos. “Então, existem alguns problemas fundamentais, a menos que você restrinja o valor que as pessoas têm”.
Leia Também: Quem tem medo do Bitcoin? Uma perspectiva Geopolítica
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br