Banco Central quer agências bancárias abertas à população em meio ao coronavírus

Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Santander devem seguir as regras

Sede do Banco Central em Brasília (Foto: Jonas Pereira/Senado Federal)


O Banco Central (BC) divulgou comunicado nesta quinta-feira (19) no qual determina aos bancos que ajustem seus horários de atendimento ao público nas agências devido à pandemia de coronavírus.

A recomendação continua a ser do uso de meios digitais ou do telefone para resolver questões bancárias. No entanto, para casos urgentes e excepcionais, o BC quer que as instituições financeiras definam como vai ser o horário de funcionamento dos pontos físicos de atendimento.

“Os bancos deverão informar seus clientes quanto aos novos horários de funcionamento das suas agências, bem como outras medidas emergenciais destinadas a evitar aglomerações de pessoas, mas sempre assegurando a prestação de serviços essenciais”, diz o BC em nota.

A medida, descrita na Circular 3.991/2020 se aplica basicamente aos cinco grandes bancos brasileiros e suas redes de agências Brasil afora — Bradesco, Banco do Brasil, Itaú Unibanco, Caixa Econômica Federal e Santander.

De acordo com a circular do BC, os bancos devem comunicar os novos horários com avisos nas agências e por meio dos canais de atendimento. Além disso, também deverão informar se adotarem uma limitação na quantidade de clientes simultâneos.

Mais crédito e prazo para quitar dívidas

A instituições bancárias têm feito anúncios diversos de programas de ampliação de crédito e de prazo para pagamentos de dívidas em meio à disseminação do coronavírus.

A Caixa Econômica Federal anunciou nesta quinta-feira (19) uma pausa de 60 dias na cobrança de contratos de crédito vigentes para pessoas físicas e empresas. O alívio vale também para financiamentos da casa própria.

No dia anterior, o Banco do Brasil anunciou ampliação de R$ 100 bilhões em suas linhas de crédito. Com a medida, 13 milhões de clientes tiveram efetiva ampliação de seu limite de empréstimos.

O banco privado Santander anunciou aumento de 10% dos limites dos cartões de crédito que estiverem com pagamentos em dia. A instituição também decidiu antecipar já para abril o pagamento total do 13º salário dos seus 47 mil funcionários.

Tais medidas são facilitadas por determinação recente do Conselho Monetário Nacional (CMN), que também anunciou mudanças para possibilitar aos bancos a ampliação das linhas de crédito e renegociação de dívidas.


BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!

Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br