Banco Central da Rússia se Opõe à Legalização das Criptomoedas com Medo de Perder o Controle

Imagem da matéria: Banco Central da Rússia se Opõe à Legalização das Criptomoedas com Medo de Perder o Controle

A chefe do Banco Central da Rússia falou contra a legalização das criptomoedas em uma reunião entre o presidente Vladimir Putin e representantes da Associação de Negócios e Comércio da Russia. Enquanto isso, o Ministério das Finanças está elaborando um projeto de lei para legalizar cryptocurrencies como bitcoin e regular sua circulação.

Banco Central tem medo de perder o controle

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, reuniu-se na quinta-feira com representantes da Associação de Negócios e Comércio da Russia. A reunião contou com a presença de mais de 50 líderes empresariais, CEOs de empresas líderes, bancos e organizações públicas.

Publicidade

Na reunião, Elvira Nabiullina, chefe do banco central da Rússia, falou contra a legalização das criptomoedas na Rússia. Explicou, observando que:

O banco central está contra, porque esta é realmente uma perda de controle sobre os fluxos de dinheiro do exterior.

Reunião do Putin com os Representantes.

No início deste mês, o Banco da Rússia emitiu um comunicado sobre os riscos das moedas digitais, incluindo o bitcoin, bem como as ofertas iniciais de moedas (ICOs). “O Banco da Rússia considera prematuro admitir criptomoedas, bem como quaisquer instrumentos financeiros designados ou associados a criptomoedas, para serem distribuídos e usado em negociações organizadas e em infra-estrutura de compensação e liquidação no território da Federação Russa”, diz o comunicado do banco.

Poucos dias após a emissão da declaração acima mencionada, Nabiullina disse no fórum financeiro de Moscou em 2017 que as criptomoedas não serão admitidas no mercado russo como substituições de dinheiro, informou o jornal Tass na época. Ela foi citada dizendo:

O uso das criptomoedas como substituto monetário é proposto ativamente para o cálculo de bens e serviços, de acordo com nossa visão, isso tem o risco de minar a circulação monetária e, é claro, não permitiremos o uso de criptomoedas como substituto do dinheiro.