O token AVAX, da blockchain Avalanche, amanheceu nesta segunda-feira (29) com uma queda de 10% nas últimas 24 horas e de 20% no acumulado de sete dias. A desvalorização tem como motivo uma série de acusações contra a empresa Ava Labs, que criou o ativo, vazados por um site chamado Crypto Leaks.
Segundo o site, um suposto advogado contratado pela Avalanche, chamado Kyle Roche, resolveu delatar que teria montado um esquema de entrar com processos jurídicos contra empresas concorrentes da Ava Labs para obter informações privilegiadas por meio da ação judicial e repassar os dados para a criadora da Avalanche.
A denúncia afirma que Roche teria conseguido informações da Binance, por esse método. O CEO da corretora, Changpeng “CZ” Zhao, tuítou sobre o ocorrido dizendo que aquilo seria “muito louco” e que não tinha certeza se era verdade ou se os vídeos publicados pelo Crypto Leaks eram deep fakes.
Logo depois, CZ apagou o tuíte:
Acesso às informações por ações judiciais
O Crypto Leaks apresenta uma série de vídeos no qual Roche fala sobre sua relação com a Ava Labs e seu método de trabalho. De acordo com ele, o esquema seria entrar com ações de classe contra concorrentes da empresa, pois nesse tipo de ação o advogado tem acesso uma série de documentos por meio da “discovery”, procedimento legal que obriga as partes a entregarem informações para a outra parte do litígio.
O advogado afirma que por meio dos “discoverys” têm acesso à informações internas das empresas e que é uma das dez pessoas mais bem informadas da indústria cripto.
Nesses mesmos vídeos, Kyle Roche afirma que como pagamento recebeu uma enorme quantidade de tokens de AVAX, que atualmente tem um valor de mercado total de US$ 5,2 bilhões.
O texto do Crypto Leaks fala que a ideia de Roche surgiu quanto trabalhava como advogado júnior no escritório Boies Schiller Flexner em um caso defendendo a Ripple, criadora do token XRP.
Leia Também
Roche diz que propôs para Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, de criar uma firma de advocacia especializada em entrar com processos para ter informações internas dos concorrentes. Segundo o advogado, o executivo topou e se tornou seu investidor anjo.
Brad Garlinghouse disse no Twitter que nunca se encontrou, falou com o advogado e “muito menos investi em Roche”.
Solana, o principal alvo
O texto do Crypto Leaks apresenta um documento no qual Kyle Roche entra uma ação de classe contra a Solana Labs em nome de investidores que compraram o token SOL, que teriam sido enganados a comprar um ativo que seria na verdade um valor mobiliário não registrado.
Seria mais uma das pescarias de Roche, na qual buscaria informações importantes de uma concorrente da Ava Labs para repassar para o cliente. A ação foi proposta no dia 1º de julho desse ano.
Um mês depois, o CEO da Ava Labs, Emin Gün Sirer, publicou uma série de tupite se solidarizando com a Solana por uma ataque hacker sofrido.
Sirer já foi ao Twitter negar qualquer tipo de conduta antiética. “Como alguém poderia acreditar em algo tão ridículo como as teorias de conspiração no Crypto Leaks? Nós nunca iríamos entrar em atividades ilegais, antiéticas e simplesmente erradas”, disse.