Maradona 10.000 pesos
Possível design da cédula de 10.000 pesos divulgada na petição – Imagem: Petição pública em change.org

A morte do famoso jogador de futebol argentino Diego Armando Maradona, em 25 de novembro, abriu espaço para uma onda “maradoniana” nas redes sociais. Seus fãs estão promovendo uma campanha que pede por uma nota de 10.000 pesos estampada com a face de Maradona.

A ideia é juntar duas demandas: uma por notas maiores frente à desvalorização do peso causado pela inflação e outra de homenagear um dos maiores ídolos da história do país.

Publicidade

As informações foram publicadas pelo Clarín nesta segunda-feira (30). Segundo o jornal argentino, essa campanha anda na contramão das intenções do governo, que não quer ceder e admitir a desvalorização da moeda nacional ao criar notas maiores.

A campanha começou como uma espécie de brincadeira nas redes sociais e inicialmente pedia que a homenagem fosse para a nota de 10 pesos. Contudo, a brincadeira ganhou uma força real entre a população, que decidiu aumentar a demanda juntando a homenagem também à criação de uma nova nota de 10.000 pesos, conforme revelou o Clarín.

Atualmente, a maior nota que circula na Argentina é de 1.000 pesos, algo que em conversão direta equivale a algo próximo de apenas 7 dólares. Por isso, já existe uma demanda da população por uma nota de ao menos 5.000 pesos.

Inflação na Argentina

O jornal argentino também revela que essa demanda vem desde o início da quarentena e que o governo argentino tratou o tema como algo “iminente de se concretizar”. Porém, até o momento não há nenhuma nova nota nem preparada para circular. 

Publicidade

A morte de maradona e a subsequente campanha nas redes sociais trazem agora novamente a tona a pauta da desvalorização do peso e a demanda por notas maiores. No ano passado, a inflação argentina chegou a 53,8% e para este ano as projeções apontam para 38%, ficando entre as 10 mais altas inflações no mundo em 2020.

A plataforma Change.org hospeda a campanha pública pela nota de Maradona. Já circula até mesmo o possível desenho da cédula, com Diego Maradona e com o azul e o branco ao lado da Copa. A petição já conta com 12.000 assinaturas.

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de vários hamsters lado a lado vestidos de paletó e gravata

“Hamster Kombat é o serviço digital de crescimento mais rápido do mundo”, diz CEO do Telegram

Pavel Durov afirmou também que o jogo de criptomoedas atingiu 239 milhões de usuários mesmo sem uma data específica para o lançamento do token
Imagem da matéria: Pixelverse anuncia airdrop de tokens e NFTs para jogadores no Telegram

Pixelverse anuncia airdrop de tokens e NFTs para jogadores no Telegram

Os jogadores do PixelTap poderão reivindicar um NFT, e alguns receberão tokens PIXFI
Moedas de bitcoin sob bandeira da Argentina

Argentina sanciona lei que permite aumento de capital de empresas com criptomoedas

Javier Milei também nomeou um especialista em blockchain para liderar Agência Federal de Segurança Cibernética
Imagem da matéria: Guilherme Haddad Nazar se torna vice-presidente da Binance na América Latina

Guilherme Haddad Nazar se torna vice-presidente da Binance na América Latina

Com mudança, Guilherme Nazar, sobrinho do ministro Fernando Haddad, passa a acumular a função de diretor geral da Binance no Brasil