O que acontece quando mais de 30 fundadores de empresas de tecnologia perdem o acesso a serviços bancários sem aviso prévio? De acordo com Marc Andreessen, isso não é um acidente — é uma conspiração do governo.
Andreessen, cofundador da empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, afirma que o governo Biden está usando o “debanking” – exclusão financeira – como uma arma no que ele chama de “Operação Chokepoint 2.0”.
Falando no podcast The Joe Rogan Experience na terça-feira (26), Andreessen revelou que “mais de 30 fundadores foram excluídos nos últimos quatro anos”, chamando a prática de um ataque direto a empresas legais.
O termo Operação Chokepoint tem origem em um programa da era Obama que cortou os serviços financeiros para setores considerados controversos ou de alto risco, como dispensários de maconha e lojas de armas.
Andreessen acusou o governo Biden de reviver e expandir essa estratégia para atingir oponentes políticos e startups de tecnologia menos conhecidas, particularmente no setor cripto.
“A Operação Chokepoint 1.0 foi há 15 anos contra a maconha e as armas”, explicou ele. “A Chokepoint 2.0 é principalmente contra seus inimigos políticos e startups de tecnologia menos conhecidas.”
As startups cripto, de acordo com Andreessen, agora enfrentam práticas de exclusão semelhantes, tendo serviços bancários, processadores de pagamento e até mesmo seguros negados – prejudicando sua capacidade de operar.
O CEO da Tesla e fundador do X, Elon Musk, ampliou a questão, citando no X um trecho do podcast: “Você sabia que 30 fundadores de tecnologia foram secretamente desbancarizados?”, disse ele.
O post no X desencadeou uma repreensão generalizada, com o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, classificando-o como “uma das coisas mais antiéticas e antiamericanas que aconteceram no governo Biden”, escreveu ele no X na quarta-feira (27).
“Meu palpite é que encontraremos as impressões digitais de Elizabeth Warren em tudo isso… O Partido Democrata deve perceber que Warren é um risco e se distanciar ainda mais se quiser ter alguma esperança de reconstrução”, disse Armstrong.
Debanking refere-se ao processo de um banco ou instituição financeira que revoga ou restringe serviços a um cliente, geralmente fechando suas contas sem fornecer motivos claros.
“Não há um processo justo. Nada disso está escrito. Não há regras”, alegou Andreessen. “Não há tribunal. Não há processo de decisão. Não há apelação. A quem você recorre? A quem você recorre para recuperar sua conta bancária?”
A CEO do Custodia Bank, Caitlin Long, compartilhou a experiência de sua empresa ao ser desbancarizada.
“Sim, no caso da minha empresa, fui desbancarizada repetidamente”, ela postou no X. “Fique de olho em nosso processo pendente contra o Fed. A argumentação oral está marcada para 21 de janeiro.”
Em setembro de 2023, a Autoridade de Conduta Financeira (FCA) do Reino Unido analisou as alegações de debanking com motivação política.
A Austrália também foi acusada de fechar serviços bancários vinculados a empresas cripto, o que supostamente começou durante a COVID-19.
Embora a FCA não tenha relatado nenhuma evidência de contas sendo fechadas principalmente devido a opiniões políticas, as descobertas geraram grande ceticismo.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Com Staking de Solana, você pode ganhar até 4,45% ao ano* + a valorização do ativo no longo prazo. Tenha renda passiva em cripto e receba recompensas a cada 3 dias. Abra sua conta no MB e comece já! *Consulte condições.