Anbima faz alerta contra Braiscompany, acusada de pirâmide por Tiago Reis

A empresa mente ao dizer que possui o selo da entidade, diz a associação
Imagem da matéria: Anbima faz alerta contra Braiscompany, acusada de pirâmide por Tiago Reis

Sede da Braiscompany em Campina Grande (Foto: Divulgação)

“A Braiscompany não tem vínculos com a ANBIMA”, alertou a Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais na segunda-feira (18). A empresa se promovia no reality show Batalha das Startups, da Record News, e foi denunciada em dezembro por Tiago Reis, criador da casa de análises Suno Research. “Tire o seu dinheiro da Braiscompany. É pirâmide”, disse Reis em seu Instagram na época. 

De acordo com a Anbima, a Braiscompany, cuja sede fica em Campina Grande, na Paraíba, mente ao dizer que possui o selo da entidade, pois não é sua associada, não é aderente aos Códigos de Melhores Práticas da ANBIMA e usa indevidamente a marca da Associação em eventos e materiais publicitários.

Publicidade

O órgão disse ainda que irá tomar todas as medidas cabíveis para inibir o uso indevido da marca da ANBIMA pela Braiscompany, que também alega ser autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Donos da Braiscompany na Justiça

Comandada pelo casal Antonio Neto Ais e Fabricia Ais, que respondem na Justiça ligação com golpe D9 Club, a Braiscompany foi afastada pela Inova360, empresa responsável pelo reality show, assim que soube da denúncia.

Segundo o advogado que defende a Braiscompany, Orlando Virginio Penha, boa parte dos processos foi arquivada e que o casal não foi citado em nenhum deles.

Contudo,  o Portal do Bitcoin verificou que pelo menos cinco advogados, além da Defensoria Pública do Estado da Paraíba, moveram ações contra eles e há processos em andamento. A falta da citação judicial, segundo os processos, ocorre porque a Justiça tem dificuldade de encontrar seus endereços.

Publicidade

A reportagem apurou também que a Braiscompany não é emissora registrada ou dispensada pela CVM. Em outras palavras, a empresa não tem autorização para ofertar contratos de investimento coletivo ou valores mobiliários. A empresa é investigada pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB) e CVM.

Operação Faraó

Segundo Tiago Reis em sua denúncia e alerta em uma série de stories publicados no dia 9 de dezembro, a Braiscompany — que diz ser a maior holding de blockchain da América Latina — prometia rentabilidade fixa no mercado de criptomoedas.

“No começo a Braiscompany oferecia mais retorno, e agora está diminuindo. Um sinal que a pirâmide está perdendo força. Se você tem dinheiro ou tem amigo por lá, saque seu dinheiro e avise eles”, escreveu Reis em sua denúncia.

Ele ressaltou que a empresa chegou a prometer rendimentos fixos de até 15% ao mês aos investidores, mas que tinha baixado em cerca de 7% a 10%. Na ocasião, o influenciador Raiam Santos reforçou: “A próxima a cair”.

Publicidade

No mesmo dia, por meio de nota, a empresa informou que foi com perplexidade que tomou “conhecimento que um perfil utilizou de sua rede social para propagar inverdades, difamar e caluniar a Braiscompany, acusando a empresa de constituir um esquema de ‘pirâmide’ e ameaçando ‘derrubar’ uma companhia séria, com milhares de clientes”.

“Tire o seu dinheiro da Braiscompany. É pirâmide”, denuncia Tiago Reis