Imagem da matéria: Acordo de Paz Entre as Coreias é Perpetuado no Blockchain

O acordo de paz e reaproximação entre as Coreias do Norte e do Sul, firmado no último domingo (27), foi registrado para sempre e de maneira imutável no blockchain do Ethereum.

Ryu Gi-hyeok, sul-coreano desenvolvedor de jogos, 27 anos, codificou o documento na rede. A Declaração de Panmunjom foi registrada em inglês e coreano em duas transações da criptomoeda.

Publicidade

Em entrevista à CoinDesk, Ryu disse ser inspirado pelo movimento chinês #metoo, que busca registrar informações em redes de blockchain para evitar perdas causadas pela censura da ditadura vigente no país.

Após descobrir como eu poderia contribuir para essa conquista histórica como desenvolvedor, eu achei a Declaração de Panmunjum na página da Casa Azul [sede do Executivo sul-coreano] e a gravei no Ethereum.

Com a atitude de Ryu, o documento não corre mais nenhuma chance de ser perdido ou adulterado. Ao enviar o arquivo na rede blockchain, ele é associado a uma chave de criptografia única, válida somente para o arquivo original.

O desenvolvedor disse estar trabalhando no lançamento de um site que buscará “manter todos os registros históricos permanentes e imutáveis”.

A censura e a insegurança institucional não é um problema exclusivamente coreano, mas o blockchain já foi usado para superar esses impasses na China.

Publicidade

Em abril deste ano, um aluno da Universidade de Pequim publicou um texto sobre um suposto caso histórico de estupro, em 1998, que teria terminado em suicídio da vítima.

O conteúdo do texto, porém, foi considerado subversivo pelas autoridades chinesas e deletado das plataformas em que foi compartilhado. Mas o arquivo já havia sido registrado na rede blockchain, tornando-o acessível.

Leia também: Pré-Candidato à Presidência pelo Partido Novo Propõe Blockchain para Cartórios

 

BitcoinTrade

BitcoinTrade é a plataforma mais segura do Brasil para comprar e vender Bitcoin e Ethereum, junte-se agora a mais de 135 mil clientes satisfeitos. Gerencie também suas moedas digitais utilizando nosso aplicativo para dispositivos com iOS ou Android. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração de correntes ilustradas com pequenos zeros e uns

Agência do governo dos EUA questionou bancos que usam blockchains públicas como Ethereum

O regulador bancário FDIC desencorajou um banco membro de usar uma blockchain pública, de acordo com documentos obtidos pela Coinbase