A Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABcripto) informou na sexta-feira (19) que encerrou o processo que ela mesmo abriu contra seus conselheiros no mês passado, reconhecendo ainda que eles estavam certos na disputa que resultou na troca de comando da entidade.
No dia 19 de novembro, o Portal do Bitcoin relatou que o então presidente da ABcripto, Bernardo Srur, estava movendo um processo contra quatro membros do conselho da entidade: André Portilho (Mynt, a exchange do BTG Pactual), Maria Isabel Sica (Ripple), Renata Mancini (Ripio) e Daniel de Paiva Gomes (Paiva Gomes Consultoria LTDA).
Srur acusava os conselheiros de tentarem convocar uma assembleia com o intuito de deliberar sobre um novo presidente para a associação. Por outro lado, os quatro executivos acusam Srur de não ser transparente com as contas da entidade e controlar a ABcripto de maneira antidemocrática.
Leia também: Julia Rosin da Coinbase é eleita presidente da ABcripto após crise interna
Com uma crise instalada na associação, foi convocada uma eleição e Julia Rosin, consultora de políticas públicas para a América Latina da Coinbase, foi eleita a nova presidente da ABcripto na última terça-feira (16).
Agora, a associação afirma que “celebrou um acordo para o encerramento definitivo da ação judicial em curso”. Em nota, a ABcripto se retratou com seus conselheiros e afirmou que a conduta deles “pautou-se estritamente pelo seu múnus estatutário, e espera que a presente retratação minimize eventuais danos reputacionais causados”.
Confira a nota da ABcripto na íntegra:
“Nesta sexta-feira, 19 de dezembro, a ABcripto comunica que reconhece a veracidade dos fatos narrados pelos Conselheiros nos autos do processo judicial nº 4055728-75.2025.8.26.0100, ajuizado pela ABCripto, e, por isso, celebrou um acordo para o encerramento definitivo da ação judicial em curso. Diante disso, a Associação vem a público se retratar e esclarecer que a conduta dos conselheiros envolvidos pautou-se estritamente pelo seu múnus estatutário, e espera que a presente retratação minimize eventuais danos reputacionais causados.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência institucional e o aprimoramento da governança, visando promover um ambiente estável e ético para o desenvolvimento sustentável do setor”.
Buscando uma carteira com alto ganho, mas sem o sobe e desce do mercado? A Renda Fixa Digital do MB oferece ativos com ganhos de até 18% ao ano, risco controlado e total segurança para seus investimentos. Conheça agora!











