Alfabetização, numeracia e literacia financeira podem em breve ser acompanhadas pela cripto alfabetização como uma habilidade essencial para viver no mundo moderno. Com o passar do tempo, mais e mais habilidades são necessárias para navegar pelos cardumes da vida contemporânea. Há um século, alfabetização e numeramento básicos eram habilidades que todos os cidadãos instruídos tinham que ter. Mais recentemente, a alfabetização financeira foi reconhecida como indispensável para qualquer adulto plenamente competente. Em um futuro não tão distante, a alfabetização em criptomoedas provavelmente será a próxima habilidade de que todo mundo precisa.
Cinquenta anos atrás, muitas pessoas contavam com uma pensão de benefício definido do governo e / ou corporativo para suas economias de aposentadoria, juntamente com o patrimônio líquido como uma reserva de riqueza. Com a mobilidade profissional aumentando e as pensões corporativas se tornando uma raridade, mais pessoas do que nunca gerenciam sua própria riqueza e poupança para aposentadoria por meio de planos de contribuição definida, bem como ações, títulos e outros instrumentos.
Para ajudar as pessoas a progredir nesse ambiente mais complexo, a alfabetização financeira tornou-se o foco de programas educacionais em muitos países: nos Estados Unidos, a Jump $tart Coalition for Personal Financial Literacy reúne organizações empresariais, acadêmicas, sem fins lucrativos e organizações governamentais dedicadas à educação financeira. O Reino Unido tem o seu serviço Money Advice Service, que fornece aconselhamento gratuito e imparcial sobre dinheiro e decisões financeiras. No Canadá, uma das missões da Agência de Consumidores Financeiros é promover a educação financeira e conscientizar os consumidores sobre seus direitos e responsabilidades.
O que a alfabetização financeira foi para o século 20, a cripto alfabetização pode acabar sendo para o século 21 – um corpo crítico de conhecimento para um segmento cada vez mais amplo do público. A indústria criptográfica está crescendo aos trancos e barrancos e afeta uma ampla gama de setores econômicos: bancos, finanças, comércio, publicidade, comunicações, análise de dados, armazenamento de dados, saúde – até mesmo imóveis! A maioria das pessoas já ouviu falar do Bitcoin, mesmo que tenha a menor ideia do que é. No entanto, mais de 20 milhões de pessoas já possuem carteiras Bitcoin, e esse número só aumentará. É claro que o Bitcoin é meramente o mais conhecido de muitas criptomoedas, e a tecnologia blockchain subjacente tem aplicação muito além da moeda digital.
Infelizmente, poucas pessoas são suficientemente versadas para aproveitar seus benefícios e evitar as potenciais armadilhas. Uma pesquisa realizada pela PricewaterhouseCoopers mostrou que apenas 6% dos entrevistados podem afirmar estar muito ou extremamente familiarizados com criptomoedas. Este baixo nível de educação aumenta o risco de fraude à medida que recém-chegados inexperientes entram no mercado. O rápido desenvolvimento do mercado será insustentável se a educação da base de usuários não puder acompanhar. Idealmente, os usuários teriam alfabetização completa, ou seja, as habilidades e conhecimentos que permitem que um indivíduo tome decisões informadas e eficazes sobre todos os seus recursos relacionados às criptomoedas.
À medida que a necessidade de educação em criptomoedas se torna mais evidente, já existem soluções para atendê-la. A Taklimakan Network (https://taklimakan.network/) é uma dessas respostas. O Taklimakan é uma plataforma de investimento e de negócios educacionais que oferece aos usuários a oportunidade de melhorar sua alfabetização na indústria e aprender habilidades práticas de negociação. Cada usuário poderá selecionar um mentor para guiá-lo pelas complexidades do investimento em criptomoedas. Webinars e palestras também estarão disponíveis. Os usuários poderão acessar uma biblioteca da tecnologia blockchain, descrições de vários métodos de investimento de capital e instrumentos de negociação no mercado de criptomoedas. O centro de educação irá estruturar seus materiais e distribuí-los aos usuários para avançar seu nível atual de conhecimento e promover seus objetivos educacionais.
À medida que os usuários se tornarem mais conhecedores e experientes, eles poderão começar a contribuir com seu próprio conteúdo – artigos, materiais de treinamento, seminários on-line, consulta individual, etc., e receberão uma recompensa em tokens TKLN por fazê-lo. A ideia é criar uma comunidade educacional única e crescente que tenha algo a oferecer a todos, de iniciantes absolutos a traders mais experientes, com o objetivo de aumentar o conhecimento sobre criptomoedas da pessoa para mais perto de onde ela precisa estar.