A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou na segunda-feira (29) um stop order conta o Business Bank BNI Investments S.A. Na prática, o órgão está proibindo a empresa de fazer serviços com valores mobiliários no Brasil.
Segundo a CVM, foram identificados indícios que o Business Bank BNI Investiments se apresentava como corretora de valores mobiliários e banco de investimentos, tanto em seu site, quanto nos registros junto à Receita Federal e à Junta Comercial do Estado de São Paulo.
Porém, a empresa não está registrada como instituição financeira no Banco Central do Brasil, nem detém autorização da CVM para transacionar ações e outros títulos.
Para a CVM, essa prática induzia os visitantes do site a acreditarem que se tratava de instituição autorizada a intermediar valores mobiliários.
Assim, a comissão determinou a imediata suspensão de veiculação de qualquer oferta pública de serviços de intermediação de valores mobiliários, de forma direta ou indireta, pelo fato de a empresa não integrar o sistema de distribuição previsto na legislação.
A instituição estabeleceu multa diária no valor de R$ 1 mil caso a determinação não seja cumprida.
Corretora Business Bank BNI
O BNI se apresenta em seu site como um banco de investimentos “com expertise e excelente relacionamento com os principais bancos e plataformas de alta rentabilidade, atiando na regularização de diversas tipologias de ativos financeiros e focado em investimentos em infraestrutura e energia”.
O Portal do Bitcoin entrou em contato com o Banco BNI, mas os canais disponíveis nos site não funcionam: o e-mail informado não existe, o formulário de contato dá erro sempre e os links para as rede sociais bizarramente levam para as páginas oficiais das próprias (o link do Facebook leva para página oficial do Facebook na rede social, mesma coisa com Instagram, Twitter e Linkedin).