Imagem da matéria: Banco Central da Nigéria pede que bancos fechem contas de dois traders de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Nigéria (CBN) emitiu na última quarta-feira (03) uma circular para os bancos do país solicitando o fechamento de contas de duas pessoas suspeitas de transacionar criptomoedas para lavagem de dinheiro, segundo publicação do Peoples Gazette (PG) no domingo (07).

De acordo com o site, os alvos são Nnamdi Francis Okereke e Nwaorgu Kingsley Chibuzor, ambos ligados à uma empresa chamada TVS Hallmark Service Limited, alvo também da ação. Além de suspender as contas, o órgão central pediu o bloqueio dos fundos, ressalta o PG que compartilhou um trecho do documento assinado pelo  Diretor de Supervisão Bancária, JY Mammanand.

Publicidade

Em um dos trechos da circular, o CBN afirma que se “se envolver em negociação de criptomoeda” viola uma circular emitida em fevereiro deste ano que proíbe tais operações no país. Na ocasião, o argumento usado na ocasião foi que o novo mercado era uma ameaça ao sistema financeiro nacional.

Moeda digital da Nigéria

Do outro lado das criptomoedas está a moeda oficial Naira Digital, lançada no fim do mês passado. Trata-se de uma moeda na modalidade CBDC (Moeda Digital do Banco Central), cujo modelo já é objeto de estudo de vários bancos centrais, como Brasil por exemplo.

O caso da Nigéria é semelhante ao da China. Apesar de ter saído na frente, o governo chinês ainda não lançou oficialmente seu yuan digital (e-CNY). Ou seja, inibe-se a criptoeconomia para dar espaço a uma CBDC.

No que diz respeito à adoção do Bitcoin pelos nigerianos, a maior das criptomoedas começou a ganhar o olhar mais apurado da população no ano passado em meio a uma desvalorização contínua do Naira perante a inflação.

Publicidade

Em resumo, desde que a população nigeriana começou a intensificar a adoção do Bitcoin como uma alternativa contra a inflação, o CBN passou a tomar medidas para tentar conter o hype.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Receita Federal dos EUA acende alerta do mercado ao sinalizar que planeja acabar com anonimato em cripto

Receita Federal dos EUA acende alerta do mercado ao sinalizar que planeja acabar com anonimato em cripto

Um novo formulário do IRS parece indicar que a agência exigirá os endereços de carteiras de usuários DeFi
Imagem da matéria: PayPal quer dar recompensas extras a mineradores de Bitcoin que usam energia renovável

PayPal quer dar recompensas extras a mineradores de Bitcoin que usam energia renovável

O plano do PayPal é acelerar a transição para energia limpa na mineração da criptomoeda
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
moedas diversas caindo do céu

Binance anuncia nova plataforma de lançamento de tokens e airdrops 

Por meio da Megadrop, os usuários poderão se inscrever com BNB e concluir tarefas e obter acesso a tokens antes de eles serem listados na plataforma