A criptomoeda Kadena (KDA) atingiu uma nova máxima histórica de US$ 25,34 na manhã de domingo (7) à medida que o seu preço já sobe cerca de 170% nos últimos sete dias.
Nas horas seguintes a quebra do recorde, a Kadena sofreu uma queda de quase 10% e, atualmente, está sendo negociada a US$ 17,10, ainda em alta de 9,7% nas últimas 24 horas, segundo o CoinGecko.
Existe uma grande chance de você nunca ter ouvido falar de Kadena, afinal, é a 69ª maior criptomoeda por capitalização de mercado. Porém, esse projeto cripto com sede no bairro americano do Brooklyn possui grandes ambições.
A blockchain híbrida da Kadena foi lançada em janeiro de 2020, criada por dois ex-funcionários do JP Morgan: Stuart Popejoy e Will Martino. Eles lideraram o Blockchain Center for Excellence do JP Morgan, a equipe interna focada na tecnologia do banco de investimento.
Os componentes centrais da Kadena é a sua rede privada chamada “Kuro”, uma blockchain pública, e a “Pact”, uma linguagem de programação de código aberto para contratos inteligentes que permite que qualquer pessoa com conhecimento básico em programação consiga criar seus próprios contratos.
Kadena afirma ser mais acessível e escalável do que suas adversárias.
É claro que é interminável a história de projetos blockchain que afirmam ser “o próximo Ethereum” com taxas de gas mais baratas e intervalos mais rápidos no processamento de transações — Solana teve uma ótima semana, processando cerca de 50 mil transações por segundo, ou TPS, em comparação às 14 TPS do Ethereum —, mas a Kadena promete muito mais.
O projeto afirma conseguir lidar com um número impressionante de 480 mil TPS graças à seu uso de “braided chains”.
A blockchain Kadena combina 20 sub blockchains para fornecer suporte a transações em sua blockchain principal, além de aumentar a taxa de hash da blockchain por um fator de vinte.
Kadena também se vangloria de taxas de transação nominais e afirma ter apresentado “o primeiro ‘posto de gás’” para permitir que empresas eliminem taxas de transação de seus clientes.
Kadena possui planos para fazer um hard fork e permitir que blockchains com até 100 subchains funcionem paralelamente no futuro próximo. Pode não ser tão popular como a Cardano, Ethereum e Polkadot mas, sem dúvidas, está crescendo a uma velocidade impressionante.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.