Um grupo de especialistas das áreas jurídica e contábil lança nesta semana o livro ‘Criptoativos Estudos Regulatórios e Tributários’, da editora Quartier Latin, onde 42 autores dissertam em 544 páginas vários temas dentro do ecossistema das criptomoedas.
Alguns dos temas, por exemplo, é a criação de regras específicas para as Ofertas Iniciais de Moedas (ICOs); e encontrar um caminho para novas soluções adaptadas aos desafios das inovações digitais com base no sandbox regulatório brasieliro
Acerca da parte contábil que envolve negociação de criptomoedas, o livro aborda algumas premissas, como destaca a sinopse:
“Na hipótese em que os criptoativos são adquiridos com o objetivo de serem negociados e isso faz parte do modelo de negócio da entidade, eles deverão seguir a norma contábil de estoques. Por outro lado, caso seja outra a finalidade, eles deverão ser contabilizados conforme a norma de ativos intangíveis”.
Leia Também
A obra foi coordenada por Alexandre Evaristo Pinto, Roberto Quiroga Mosquera e Pedro Eroles. O livro ‘Criptoativos Estudos Regulatórios e Tributários’ pode ser encontrado na Amazon ao preço de R$ 228,00.
Publicações sobre regulamentação e tributação
Desde que ganhou popularidade, o mercado de criptomoedas passou a ser apreciado em várias áreas de estudo, como o da Ciência da Computação, Engenharia, dentre outras.
Nos últimos anos, após dissecada grande parte da tecnologia, as áreas jurídicas e contábeis passam a ter maior destaque, já que o tema regulação das criptomoedas avança em vários países, inclusive no Brasil.