Microsoft disse que vê potencial para blockchains públicas no suporte à identidades descentralizadas e explorará as possibilidades dentro de seu aplicativo Microsoft Authenticator.
Em uma publicação no blog divulgada em 12 de fevereiro, a Divisão de Identidade da Microsoft confirmou sua crença de que a tecnologia blockchain é a solução certa para armazenar, manter, proteger e distribuir a informação de identificação dos usuários em um ambiente inviolável e descentralizado.
Ankur Patel, da Divisão de Identidade da Microsoft, declarou na publicação: “Algumas blockchains públicas (Bitcoin, Ethereum, Litecoin) fornecem uma base sólida para rootear DIDs, registrar operações DPKI e atestados de ancoragem”.
Dito isto, a empresa admitiu que a escala é um obstáculo importante antes que uma autenticação de identidade descentralizada esteja disponível para milhões de usuários simultaneamente. Como tal, a empresa explicou que agora olha para o desenvolvimento de camadas adicionais para atingir o objetivo de escalabilidade.
“Para superar essas barreiras técnicas, estamos colaborando em protocolos de segunda camada descentralizados que correm em cima dessas blockchains públicas para alcançar uma escala global, preservando os atributos de um sistema DID”, escreveu Patel.
Por enquanto, a empresa “experimentará” com identidades descentralizadas, adicionando suporte para elas em seu aplicativo Microsoft Authenticator, que já é usado por milhões em todo o mundo.
No que pode ser visto como uma ”cutucada” no Facebook, que é amplamente usado em toda a internet para acesso a diferentes serviços e sites, o post diz:
“Em vez de conceder amplo consentimento a inúmeros aplicativos e serviços e ter seus dados de identidade espalhados por vários provedores, os indivíduos precisam de um hub digital seguro criptografado onde eles podem armazenar seus dados de identidade e facilmente controlar o acesso a ele”.
O anúncio ocorre menos de um mês após a aliança da Microsoft e da Hyperledger que se juntaram ao ID2020 da ONU, que visa alcançar um sistema de identificação digital seguro, verificável e escalável.
Conforme relatado, a Microsoft doou US$ 1 milhão para a iniciativa ID2020 durante o Fórum Econômico Mundial em Davos no mês passado.
Leia Também: 50 Apartamentos de Luxo em Dubai Foram Vendidos por Bitcoin