Imagem da matéria: Cardano (ADA) lança neste domingo grande mudança que promete revolucionar a criptomoeda
Foto: Shutterstock

Às 18h44 deste domingo (12), Cardano (ADA) dará início a contratos inteligentes implementando o hard fork Alonzo. Mas, devido a problemas com seu design, vários aplicativos descentralizados atrasaram seu lançamento, e o Alonzo poderá ir ao ar com alguns contratos inteligentes de “brinquedo” desenvolvidos pelo criador da moeda.

Contratos inteligentes são pedaços de código de computador autoexecutáveis que estabelecem as bases para aplicativos descentralizados, como trocas descentralizadas e aplicativos de empréstimo sem custódia. Alonzo coloca Cardano frente a frente com outros blockchains habilitados para contratos inteligentes, como o Ethereum, que os apresentou em 2015.

Publicidade

A antecipação do Alonzo fez com que o preço do Cardano (ADA) disparasse no início deste mês; a moeda atingiu um recorde histórico de US$ 3,09 quando o desenvolvedor de Cardano, IOHK, lançou o testnet da Alonzo em 2 de setembro. Mas o preço depois caiu para US$ 2,60 em meio a críticas de que a atualização tinha dificuldades para processar transações simultâneas.

O primeiro Cardano dApp, uma bolsa multipolares chamada Minswap, fechou logo depois de ser lançada porque lutava para processar várias transações ao mesmo tempo, que é “exatamente o que você precisa para o DeFi”, de acordo com o investidor da Ethereum Anthony Sassano.

IOHK tweetou que essas críticas são “especulação (e vamos enfrentá-lo, FUD total e desinformação)” antes de dizer que a forma como Cardano lida com transações não gastas oferece “maior segurança” e “previsibilidade de taxas”.

Os fãs de Cardano estão esperando por outro rally esta noite, e o fundador do Cardano (e co-fundador da Ethereum) Charles Hoskinson prometeu que Alonzo dará início a “uma nova era de Cardano”.

Publicidade

Ainda assim, a IOHK não conseguiu eliminar seus problemas com um único tópico de tweet. Devido aos problemas, parece improvável que o Alonzo seja lançado com qualquer aplicativo matador. Várias bolsas descentralizadas disseram que atrasarão seu lançamento até que sejam encontradas soluções definitivas para o gargalo da transação.

Desde o seu lançamento em 2015, a imagem pública de Cardano tem se apoiado fortemente em sua reivindicação de pesquisas e testes técnicos rigorosos. As atualizações do protocolo são revisadas por pares por um grupo de acadêmicos.

Um lançamento problemático pode ser considerado um grande passo para trás. Em um stream do YouTube na quarta-feira, Hoskinson confirmou que “alguns contratos inteligentes de brinquedo” que a IOHK havia desenvolvido iriam ao ar no primeiro dia.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Moeda de Tether (USDT) sob superfície lisa

Tether anuncia reorganização para ir além de sua stablecoin e cria quatro divisões

Mudança em sua estrutura visa ampliar o fornecimento de soluções de infraestrutura focadas na inclusão
Imagem da matéria: Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Stripe retorna ao mundo cripto ao liberar pagamentos com USDC

Uma década após uma tentativa inicial de dar suporte para pagamentos em Bitcoin, a Stripe agora enxerga um futuro impulsionado por stablecoins
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer
Imagem da matéria: Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

Transfero se une à Fuse Capital e lança joint venture para modernizar mercado financeiro com blockchain

BRX Finance busca aproveitar as potencialidades da blockchain para criar uma infraestrutura financeira mais eficiente, acessível e transparente para todos os brasileiros