Imagem da matéria: Faminta por bitcoin, Ucrânia aposta na legalização da criptomoeda
Foto: Shutterstock

O parlamento ucraniano votou na quarta-feira (8) um projeto de lei para tornar as criptomoedas legais dentro do país e permitir que as exchanges operem oficialmente por lá.

As criptomoedas, incluindo o bitcoin, estiveram até agora em uma área legal cinzenta da Ucrânia, o sétimo país mais populoso da Europa. No entanto, a empresa de dados de blockchain Chainalysis classificou os ucranianos, em pesquisa publicada no final de 2020, como os maiores usuários de criptomoedas no mundo.

Publicidade

Se o projeto de lei de fato for transformado em lei, os bancos serão livres para assumir contas de empresas do setor, enquanto os cidadãos que possuem BTC e altcoins terão proteção legal em caso de roubo.

O Ministério da Transformação Digital, criado em 2019 para melhorar a alfabetização digital e o acesso online, elaborou a legislação e será responsável pela implementação da lei, que deve entrar em vigor neste semestre após a alteração do código tributário e a assinatura da legislação pelo presidente .

Desenvolvimento da ‘criptoesfera’

O PIB nominal da Ucrânia não é proporcional à sua população, ocupando o 23º lugar entre 46 países, de acordo com um relatório de 2019 do Fundo Monetário Internacional (FMI). O Ministério gostaria de aumentar esse número atraindo empresas de criptomoedas.

“Em particular, a adoção de legislação especializada vai estimular a atração de divisas para o mercado ucraniano”, disse o vice-ministro Oleksander Bornyakov em um comunicado à imprensa compartilhado com a Decrypt. “Isso se tornará um poderoso incentivo para o desenvolvimento da ‘criptoesfera’ na Ucrânia.”

Publicidade

Isso é especialmente importante na Europa Oriental, onde a adoção de criptos é alta. Em seu relatório, a Chainalysis observou altos níveis de corrupção e apreensão de ativos na Ucrânia, bem como a queda da confiança nos bancos.

Os cidadãos recorreram à criptomoeda para proteger seus ativos, enviando US$ 8,2 bilhões em criptos no ano passado. As exchanges regulamentadas e os negócios do setor podem elevar esse número.

O Ministério da Transformação Digital está ativo no mercado de criptoativos há meses. Em janeiro, o órgão firmou um acordo com a Stellar Development Foundation para desenvolver uma moeda digital de banco central – versão virtual do hryvnia, a fiat do país – que o Banco Nacional da Ucrânia começou a pesquisar há quatro anos.

Como parte do acordo, que o Ministério apresentou como uma forma de tornar o país mais competitivo no mercado do Leste Europeu, o Stellar ajudaria no desenvolvimento de regulamentações e infraestrutura para o setor.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Ano da Solana foi a história de um retorno em grande estilo

Ano da Solana foi a história de um retorno em grande estilo

Solana, uma rede descentralizada de camada 1, alcançou avanços significativos em atividade de usuários e muito mais em 2024
Imagem da matéria: 10 teses para o mercado de criptomoedas em 2025

10 teses para o mercado de criptomoedas em 2025

Analistas do MB indicam que o Bitcoin alcançará o patamar de US$ 200 mil em 2025, impulsionado pelo aumento de adoção institucional
Logo da Floki na tela de celular-atrás um painel de ações

Memecoin Floki pode ganhar produto negociado em bolsa (ETP) na Europa

O lançamento está previsto para o início do primeiro trimestre de 2025 na SIX Swiss Exchange — mas a comunidade Floki ainda precisa aprovar
Imagem da matéria: Bitcoin valorizou em 6 dos últimos 8 natais; veja os números

Bitcoin valorizou em 6 dos últimos 8 natais; veja os números

O Bitcoin terminou dezembro no verde seis vezes desde 2015, com uma valorização de até 46%