Imagem da matéria: Banco Central da Rússia não quer que Bolsa do país negocie ETFs de criptomoedas
Foto: Shutterstock

O Banco Central da Rússia publicou nesta quinta-feira (22) um comunicado que expõe a posição do regulador do mercado de capitais do país contrária a ofertas nas bolsas de valores de produtos financeiros baseados em criptomoedas, incluindo ativos e títulos. De acordo com o texto, a entidade não recomenda, por exemplo, fundos de índices (ETFs) lastreados em bitcoin.

“O Banco da Rússia recomenda que as bolsas russas não admitam a negociação de títulos russos e estrangeiros onde os pagamentos dependem das taxas de câmbio de criptomoedas, preços de ativos financeiros digitais estrangeiros, dinâmica de índices de criptomoedas e criptoativos, bem como preços derivados de criptos e títulos de fundos de criptomoeda”, diz a nota.

Publicidade

Como argumento, o órgão disse que as criptomoedas são caracterizadas por alta volatilidade, falta de transparência nos preços, baixa liquidez, riscos tecnológicos, regulatórios, além de outros riscos específicos. 

BC da Rússia quer proteger o investidor comum

Segundo o banco central russo, a aquisição de instrumentos financeiros vinculados a criptomoedas ou ativos digitais acarreta maiores riscos de perdas a pessoas com pouca experiência ou sem um conhecimento mínimo para investir no mercado e conhecimento suficientes.

“As recomendações do Banco da Rússia são uma medida preventiva e visam impedir a oferta de tais instrumentos a investidores comuns”, ressaltou o órgão, concluindo:

“Essas restrições não se aplicam às moedas nacionais digitais no caso de sua introdução em circulação. Também não se aplicam a ativos financeiros digitais emitidos conforme a legislação russa em sistemas de informação cujos atores são registrados no sistema do Banco da Rússia”.

Publicidade

Vale lembrar que o Departamento de Mercado de Valores Mobiliários e Commodities do banco central russo é o regulador dos mercados de ações da Rússia, segundo comentários sobre o assunto pelo Coindesk.

O ofício com a demanda, assinado pelo governador do Banco Central da Federação Russa, Sergey Shvetsov, foi publicado, em russo, no último dia 19.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Como minerar Runes durante o halving do Bitcoin sem quebrar

Com o halving do Bitcoin no horizonte, Leônidas, usuário do Twitter, transmitiu algumas dicas importantes sobre como cunhar Runes
bonk memecoin solana

Memecoins disparam de preço enquanto Bitcoin permanece estável

O Bitcoin foi a maior notícia do fim de semana, mas o entusiasmo em torno do halving não alimentou um aumento nos preços — pelo menos ainda não
Ilustração de moeda gigante de Bitcoin observada por investidores e prestes a ser cortada ao meio

Alta do Bitcoin pode ser retomada após o halving e alvo é US$ 150 mil, diz Bernstein

Analistas reiteraram a previsão de US$ 150 mil para o Bitcoin até o final de 2025
Chefe do SIC de Angola fala sobre operação contra mineradores de Bitcoin

Angola prende 7 mineradores chineses dias após proibir mineração de Bitcoin

Na semana passada, a nova lei angolana foi repercutida pela Embaixada da China como um alerta aos chineses que vivem no país sul-africano