Imagem da matéria: Atualização que vai mudar taxas do Ethereum tem data após sucesso em testes
Foto: Shutterstock

Os desenvolvedores do Ethereum anunciaram na quinta-feira (15) que a fase de testes da atualização London foi um sucesso e que as novas melhorias já estão prontas para serem ativadas na rede principal. O hard fork acontecerá no bloco 12.965.000 do ETH, previsto para ser minerado entre os dias 3 e 5 de agosto.

Na publicação oficial, o Ethereum Foundation avisou que os mineradores e os operadores de nodes devem atualizar o software para uma versão compatível com o London. Já os usuários comuns que possuem ou negociam ether, não precisam fazer nada para a chegada da atualização.

Publicidade

O hard fork introduz cinco novas Propostas de Melhorias do Ethereum (EIP, na sigla em inglês) e é uma das atualizações mais aguardadas pela comunidade já que promete derrubar o custo da rede. A melhoria responsável por isso é a polêmica EIP-1559 que mudará o destino das tarifas cobradas durante as transações.

Novo sistema de taxas

Atualmente, os mineradores são recompensados com o ether recém-minerado, mais as taxas de gas pagas pelos usuários. Com a chegada da EIP-1559, no entanto, as taxas deixam de ir para os mineradores e passam a ser ‘queimadas’ automaticamente, tirando para sempre aqueles tokens de circulação.

A medida é positiva porque resulta em uma pressão deflacionária, diminuindo a oferta de moedas no mercado — o que na teoria pode ajudar na valorização do ETH. 

O ponto central é que agora a estrutura de taxas será cobrada automaticamente pela rede, e não será mais responsabilidade dos mineradores determinarem os custos das transações. 

Publicidade

Atualmente o Ethereum funciona como um leilão, quanto maior a taxa de gas paga por um usuário, maior a chance da sua transação ser agrupada no próximo bloco. O problema é que com o uso intenso do ecossistema do ETH, esse formato deixa a rede lenta e cara.

Com a chegada do EIP-1559, os usuários pagarão apenas uma taxa básica. No entanto, ainda existirá um mecanismo de gorjetas para dar a opção do trader recompensar um minerador para agilizar a sua transação.

O hard fork de agosto traz mais quatro melhorias — EIP-3198, EIP-3529, EIP-3541, EIP-3554 — que vem para tornar a rede mais estável e eficiente, além de expandir o novo sistema de taxas para os contratos inteligentes.

No comunicado desta quinta, o Ethereum Foundation anunciou também que dobrou as recompensas oferecidas aos participantes da comunidade que encontrarem vulnerabilidades relacionadas à atualização London, até que ela seja ativada na rede em agosto.

VOCÊ PODE GOSTAR
martelo de juiz com logo da binance no fundo

Binance recupera R$ 430 milhões em disputa de dois anos com Capitual

O dinheiro foi resgatado em etapas após o STJ rejeitar um recurso da fintech no final de junho
Imagem da matéria: Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Drex quer trazer simplicidade do mercado cripto para toda população, diz diretor do BC

Fábio Araújo afirma que objetivo final do Drex é facilitar o acesso a serviços financeiros para a população
Vitalik Buterin participa do podcast em mandarim dAAAb

Criador do Ethereum faz criptomoeda disparar 350% após investimento

Vitalik Buterin comprou ANON, token nativo de um aplicativo que permite que usuários com pelo menos 20.000 tokens façam postagens anônimas no Farcaster
Imagem da matéria: Coinbase fecha com LA Clippers e agora patrocina dois times da NBA

Coinbase fecha com LA Clippers e agora patrocina dois times da NBA

Exchange também é patrocinadora do Golden State Warriors e mantém um acordo de patrocínio com a NBA e a WNBA