Imagem da matéria: Exemplificando o Funcionamento da Blockchain do Bitcoin

Para facilitar o entendimento sobre o funcionamento da Tecnologia por trás do Bitcoin, criei o modelo de explicação e fluxograma abaixo usando uma sala de aula como exemplo.

Imagine um FICHÁRIO (desses escolares, que você pode adicionar/remover folhas) onde é feito o registro de qualquer tipo de transação.

Publicidade

Exemplo de Transação: Silvio envia 10 unidade (de qualquer coisa) para Arthur.
Quando uma transação acontece, ela fica em uma FILA DE ESPERA, aguardando ser registrada nesse FICHÁRIO.

O ALUNO é o responsável por, pegar as transações dessa FILA DE ESPERA, verificar se o Silvio possui as 10 unidades, escrever que 10 unidades foram retiradas da conta do Silvio e adicionada na conta do Arthur, e escrever essa transação nas linhas da FOLHA do FICHÁRIO.

Quando a FOLHA atinge seu limite, ou seja, acabaram as linhas disponíveis para escrever, o ALUNO adiciona uma nova FOLHA ao FICHÁRIO, para que novas transações sejam registradas.

Para adicionar essa nova FOLHA, o ALUNO precisa resolver um PROBLEMA MATEMÁTICO, que é baseado nas informações das transações registradas (Ex.: Silvio, Arthur, 10 unidades) na FOLHA atual.

Publicidade

O resultado desse PROBLEMA MATEMÁTICO gera um código que será gravado na nova FOLHA adicionada.

Dessa forma todas as FOLHA do FICHÁRIO possuem uma ligação sequencial entre elas, bem parecido como uma corrente.

Em uma sala de aula, todos os ALUNOS tem uma cópia desse FICHÁRIO, e existe uma competição para saber quem é o ALUNO mais rápido, aquele que primeiro realiza a tarefa de:

– Pegar a transação da FILA DE ESPERA;
– Confirmar o saldo do Silvio e retirar a quantidade para inserir na conta do Arthur;
– Escrever essa transação na FOLHA do FICHÁRIO;
– Resolver o PROBLEMA MATEMÁTICO;
– Inserir a nova FOLHA no FICHÁRIO.

Para confirmar que o ALUNO vencedor fez todas as tarefas acima, os PROFESSORES irão validar se o resultado do PROBLEMA MATEMÁTICO está correto.

Estando tudo confirmado, esse ALUNO vencedor recebe alguns PRÊMIOS e sua FOLHA é copiada e inserida no FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Publicidade

Dessa forma, todos da sala possuem sempre a mesma cópia atualizada desse FICHÁRIO.
Assim você consegue garantir que nenhum ALUNO consiga trapacear, inserindo transações falsas, pois o PROBLEMA MATEMÁTICO daria erro, nem que um ALUNO altere transações passadas, pois ele teria que mudar o FICHÁRIO de todos os outros ALUNOS e PROFESSORES.

Fluxograma do Exemplo

Traduzindo os termos do exemplo:

FICHÁRIO = BLOCKCHAIN
FILA DE ESPERA = MEMPOOL
FOLHA = BLOCK (BLOCO)
ALUNO = MINERADOR
PROBLEMA MATEMÁTICO = PROOF OF WORK
PROFESSOR = FULL NODE
PRÊMIOS = BITCOINS

Ficou alguma dúvida, gostaria de colaborar com alguma informação?
Deixe um comentário.

VOCÊ PODE GOSTAR
ilustração correlação entre ouro e bitcoin

Ouro bate recorde e supera Bitcoin, mas tendência pode se inverter  

O metal precioso atingiu US$ 3.002 com alta de 15% no ano, impulsionado por ETFs e fatores geopolíticos, enquanto saídas de capital dos fundos de BTC indicam possível reversão
Imagem da matéria: Preço do Bitcoin se mantém estável após decisão do Banco do Japão sobre taxa de juros

Preço do Bitcoin se mantém estável após decisão do Banco do Japão sobre taxa de juros

Agora, os traders aguardam para ver se o Federal Reserve (Fed) fará o mesmo: Jerome Powell está programado anúncio às 15h de Brasília
Imagem da matéria: Manhã Cripto: Banco Central da Coreia do Sul descarta Bitcoin como ativo de reserva

Manhã Cripto: Banco Central da Coreia do Sul descarta Bitcoin como ativo de reserva

Porta-voz do governo disse que existe um receio com aumento do custo de transação na rede Bitcoin por conta da alta volatilidade do setor
homem com capuz à frente da bandeira coreia do norte

Lazarus, grupo hacker da Coreia do Norte, acumula mais Bitcoin que Butão e El Salvador

Dados da Arkham Intelligence mostram carteira de BTC atribuída ao “Lazarus Group” com 13.562 moedas