Imagem da matéria: Irã vai permitir pagamento de importações com criptomoedas mineradas no país
(Foto: Shutterstock)

O Banco Central do Irã (CBI) passou a permitir o pagamento de importações com criptomoedas extraídas no país, ou seja, provenientes da mineração de empresas reguladas pelo governo. O novo meio de pagamento transfronteiriço vale a partir de agora para os bancos e as casas de câmbios iranianas, afirmou o site Financial Tribune no sábado (24).

De acordo com a publicação, as empresas dos dois setores já foram notificadas sobre a nova estrutura regulatória para o novo meio de transferência. A emenda, disse o site, significa que essas instituições agora poderão pagar por bens e serviços de outros países e desta forma contornar as sanções econômicas impostas pelos EUA.

Publicidade

Ao repercutir a notícia, o Coindesk relembrou que anteriormente o CBI havia decidido que apenas a instituição poderia realizar tal operação. Ao comentar o assunto, o Cointelegraph fez analogia a um relatório de 2018 feito por um grupo de especialistas do Centro de Pesquisa da Assembleia Legislativa Islâmica.

“Na verdade, a estratégia parece ter sido elaborada há vários anos”, observou o site, acrescentando um trecho do documento: ‘De acordo com os especialistas, uma forma de evitar os efeitos adversos das sanções injustas é usar criptomoedas para o comércio exterior’.

Esse discurso, no entanto, foi repetido no mês passado, quando o Centro de Estudos Estratégicos do Irã (CSS), órgão que funciona como uma espécie de conselheiro econômico do país, publicou um relatório que sugere ao governo a adesão ao setor de criptomoedas tanto para gerar receita quanto para contornar sanções internacionais.

No documento, o CSS afirmou que a mineração de criptomoedas pode trazer benefícios econômicos para diversos setores da economia do país, além da possibilidade de transformar petróleo e gás em bitcoins.

VOCÊ PODE GOSTAR
Changpeng "CZ" Zhao, CEO da Binance

Criador da Binance, CZ é condenado a 4 meses de prisão nos Estados Unidos

Changpeng “CZ” Zhao admitiu ser culpado de não implementar na Binance medidas de prevenção à lavagem de dinheiro
Imagem da matéria: Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

Brasileiro perde R$ 100 mil ao acreditar que ganharia lucro de 87% em duas horas com criptomoedas 

O golpe envolve várias empresas de fachada e foi divulgado por uma falsa influenciadora digital de finanças
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
pesoa digita em tela do chatgpt

OpenAI pode desafiar Google e Perplexity com busca baseada em IA

O líder em IA poderia destronar o líder em buscas, com detetives da web descobrindo sinais de uma ferramenta de pesquisa ligada ao ChatGPT