O whitepaper publicado pela plataforma descentralizada de distribuição de conteúdo TRON parece ter plagiado dois outros whitepapers escritos pela Protocol Labs, o da IPFS e o da Filecoin.
TRON é Acusada de Plágio
O caso foi trazido à tona no domingo, quando o fundador do protocolo Labs, John Benet, fez um tweet com uma foto alegando que pelo menos 9 páginas da versão em inglês da TRON foram copiadas dos documentos da IPFS ou da Filecoin, ambos dos quais Benet co-escreveu com outros membros do Protocol Labs.
Wow! Absurd! TRON's "paper" is mostly copied from other projects, or is super basic p2p passed off as original. Zero references.
Archived that PDF in IPFS, in case they take it down: https://t.co/jv7EuSYenL pic.twitter.com/GbiL7MUrnc
— Juan Benet (@juanbenet) January 7, 2018
Uma inspeção mais próxima dos documentos parece confirmar essas alegações, pois existem múltiplas instâncias em que o whitepaper da TRON é muito similar ao texto dos documentos da Filecoin e da IPFS.
Na maioria dos casos, o texto não parece ter sido copiado palavra por palavra. No entanto, as semelhanças em termos de vocabulário e estrutura são muitas.
Isso é evidenciado pelo fato de que, embora as seções transportem fundamentalmente a mesma informação, os documentos da Protocol Labs sempre exibem mais detalhes e, quando aplicável, citam fontes.
Para ver mais detalhes e fotos dos documentos, acesse o site da CCN: https://www.ccn.com/trons-whitepaper-appears-plagiarize-filecoin-ifps/
O fato mais condenatório é que o whitepaper da TRON não cita nenhuma referência, que no mínimo viola a licença Creative Commons sob a qual o whitepaper da IPFS foi publicado, o que permite a reutilização desde que citado como fonte.
TRON remove Whitepaper do site, mas não admite o plágio
O plágio é bastante comum no mundo dos ICOs, mas, como a 10ª maior criptomoeda em valor de mercado, a TRON é, sem dúvida, o maior projeto a ter sido flagrado.
A CCN informou não sabe se o plágio está isolado na versão inglesa do whitepaper ou se está presente também na versão chinesa.
O CEO Justin Sun declarou o seguinte no Twitter:
“Nossa versão original do whitepaper está em chinês e temos uma referência muito detalhada para a versão chinesa mais recente. As versões inglesa, coreana, japonesa e espanhola são traduzidas pelos voluntários. A tradução perdeu inúmeros detalhes importantes e não apenas a referência”, disse Sun.
Apesar desta afirmação, a TRON removeu as versões inglesa e chinesa de seu whitepaper de seu site.
Leia Também: TRON Sobe 150% Com Anúncio de Grande Parceria
BitcoinTrade
A primeira plataforma Brasileira que você pode comprar com segurança utilizando o seu Cartão de Crédito como forma de pagamento. Eles aceitam Visa e Mastercard. A BitcoinTrade ainda conta com certificação de segurança PCI Compliance, a única no Brasil. Acesse aqui: https://www.bitcointrade.com.br