Afetadas pela desvalorização do bitcoin, as principais criptomoedas do mercado registraram queda nesta semana, exceto por uma: a Cardano (ADA).
De acordo com dados do CoinMarketCap, nos últimos sete dias o ativo digital valorizou quase 30%. O Bitcoin (BTC), no mesmo período, caiu 12%, enquanto o Ethereum (ETH) perdeu 21% de seu valor.
No ano, a ADA teve um salto de 561%. Todo esse movimento positivo fez a moeda alcançar US$ 37 bilhões de valor de mercado, o que a coloca como a 3ª maior do mercado.
O que explica a alta
Parte da alta da moeda, segundo o embaixador da Cardano no Brasil, Marcus Vinicius, pode ser explicada pelas atualizações e hard forks que vêm sendo feitos no projeto desde o ano passado.
O hard fork mais recente, chamado de ‘Mary’, será lançado no próximo mês. A novidade foi anunciada pela IOHK, empresa que desenvolve o protocolo Cardano (ADA), por meio de um tweet publicado nesta semana.
“Hoje, a Cardano não tem a característica de você criar tokens. A partir de 1º de março, com esse novo hard fork, você vai poder criar tokens e queimar tokens”, disse Vinicius.
Em resumo, essa nova atualização irá alterar a blockchain da Cardano, que passará de uma rede single ledger (apenas ADA) para uma multi ledger (com ADA, stablecoins etc).
Outra mundança (essa de 2020) que tem feito a moeda valorizar, segundo Vinicius, é a possibilidade de fazer staking na blockchain Cardano. Em resumo, o staking consiste em bloquear ativos em uma carteira para dar suporte para a rede e, em troca, receber “recompensas”.
“As pessoas estão fazendo staking na carteira e isso recuperou muito a confiança no projeto”, falou Vinicius.
De acordo com o CoinMarketCap, até a semana passada 71,9% do fornecimento total circulante de ADA estava na blockchain Cardano, o que faz da rede a “mais descentralizada do mercado”.
Sobre a Cardano
A blockchain Cardano foi fundada pelo CEO da IOHK, Charles Hoskinson, em 2017. Ele também foi um dos cofundadores da rede Ethereum.
Em resumo, a rede é uma plataforma de blockchain proof-of-stake com código aberto e protocolos que vão sendo criados com base na aceitação da comunidade. Aqui neste link é possível entender tudo sobre a Cardano.