Imagem da matéria: Gestora brasileira de criptomoedas pede cautela a clientes com alta do bitcoin
Foto: Shutterstock

A gestora brasileira Hashdex enviou um alerta a seus investidores e parceiros cotistas, devido ao aumento na procura de investidores por fundos de criptomoedas motivada pela alta do bitcoin. A carta é um pedido de cautela, no qual a empresa reitera a sugestão de disciplina e serenidade, como fez em março passado.

A mensagem, cujo conteúdo foi compartilhado com o Portal do Bitcoin, enaltece a visão da empresa sobre a situação daquela época, onde pode recomendar alguns cuidados com investimentos naquele cenário. Agora, porém num cenário positivo, a Hashdex disse que não será diferente.

Publicidade

A empresa descreve que, diferentemente de 10 meses atrás, o cenário hoje é de um forte bull market dos criptoativos, mas que mesmo assim, acredita que a empresa deve reiterar os seus princípios. “Isso porque, em situações extremas, seja com o mercado em queda ou em alta, é natural agirmos por impulso e esse comportamento pode ser bastante deletério ”, alertou. 

A fenomenal escalada dos criptoativos, diz o texto, e, notadamente, do bitcoin, deixa todos com a sensação de que deveriam ter investido mais, independentemente da parcela do capital já alocada na classe

“Nessas horas, é importante ter em mente que, apesar de apresentar uma rentabilidade histórica fora de série, a classe dos criptoativos é muito mais volátil que qualquer outra”, escreveu, acrescentando: 

“A queda de mais de 15% do Bitcoin em 24 horas poucos dias atrás foi um lembrete disso. Assim sendo, reforçamos aqui os dois princípios que repetimos quase como uma mantra”.

Publicidade

Longo prazo

O primeiro deles, escreveu a empresa, diz respeito ao tamanho da alocação em criptoativos no seu portfólio. Ela explica que sempre recomendou o percentual de um dígito para alocação em fundos de criptomoedas para a maioria dos perfis de risco.

“É importante que o tamanho da alocação seja tal que, mesmo em um cenário adverso de forte queda, o investidor sinta-se confortável para mantê-la. Além disso, por ter oscilações muito diferentes dos ativos tradicionais, os criptoativos demandam rebalanceamentos de portfólio mais frequentes”, diz um trecho da carta.

O outro princípio, continuou a Hasdex, diz respeito ao ‘horizonte de investimento’, ou seja, a curto, médio ou longo prazo. Sobre isso, ela explicou: “Por mais que sejam tentadoras as oportunidade de buscar lucros rápidos nos momentos em que o mercado sobe tão aceleradamente, acertar o timing é extremamente difícil”.

A Hashdex recomendou ainda que que os investimentos em criptoativos sejam idealizados em anos e deu um exemplo: quem investiu em bitcoin no final de 2017 só veio a ter retorno positivo no final de 2020. “Três anos depois”, destacou.

Publicidade

Por fim, a empresa disse que segue extremamente confiante com o futuro do mercado de criptoativos no longo prazo e que a tecnologia blockchain irá mudar o mundo para melhor.

“Nossa visão é de que essa classe de ativos deve fazer parte de praticamente qualquer carteira de investimentos”, concluiu. 

VOCÊ PODE GOSTAR
Rede de inovação da ONU tem vaga para observadores voluntários em grupo sobre blockchain

ONU pede ação urgente contra crimes com criptomoedas na Ásia

O Escritório das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC) alerta sobre corretoras clandestinas, cassinos e bets que adotam cripto como ferramenta para o crime
Imagem da matéria: Nova parceria entre MB e Livelo vai dar até 6 mil pontos para clientes da corretora

Nova parceria entre MB e Livelo vai dar até 6 mil pontos para clientes da corretora

A nova parceria permite que os participantes do programa invistam em ativos de Renda Fixa Digital e acumulem pontos, que podem ser trocados por produtos, viagens e até cashback
Imagem da matéria: Blockchain para a indústria de esportes, Chiliz Chain integra stablecoin do Real ao seu sistema

Blockchain para a indústria de esportes, Chiliz Chain integra stablecoin do Real ao seu sistema

Movimento tem objetivo de estimular o crescimento do ecossistema SportFi no país, oferecendo aos usuários um ponto de entrada no ecossistema
Imagem da matéria: Trader deixa de lucrar R$ 55 milhões com Moo Deng ao segurar memecoin

Trader deixa de lucrar R$ 55 milhões com Moo Deng ao segurar memecoin

À medida que o preço da memecoin Moo Deng na rede Solana diminui, um trader anônimo está vendo o valor do seu estoque de tokens evaporar