Imagem da matéria: Ethereum 2.0 será lançada nesta terça-feira; veja o que esperar
Foto: Shutterstock

A Ethereum 2.0 demorou mas finalmente chegou. Nesta terça-feira, 1º de dezembro, a tão esperada atualização que trará a rede proof-of-stake será lançada para valer.

A cadeia beacon do Ethereum 2.0 vai ao ar na terça-feira às 9h depois que os detentores de ETH atingiram a quantidade necessária de contribuição – mais de 867.000 ETH até agora, bem acima dos 524.288 necessários – para iniciar a cadeia.

Publicidade

Se você está se perguntando o que precisa fazer para se preparar, não se preocupe.

“Você não precisa fazer nada com qualquer ETH que já esteja segurando”, disse a Fundação Ethereum em um anúncio.

Isso é verdade por uma série de razões, sendo a principal que, pelo menos até novas atualizações, o Ethereum 2.0 não faz muito do ponto de vista do usuário.

Em vez disso, a chamada Fase 0 apresenta o novo protocolo de Proof-of-Stake (PoS), na qual os detentores da ETH trancam suas criptomoedas para ter a chance de ganhar uma parte das recompensas do bloco.

A próxima etapa é a criação de shard chains, idealmente em 2021, que teoricamente permitem que o blockchain manipule muito mais transações por segundo do que o Ethereum antigo, que usa Proof-of-Work (similar ao bitcoin). Em 2021 ou 2022, a Fase 1.5 deve chegar, ponto no qual Eth1 e Eth2 convergem e a nova blockchain deve se tornar amplamente utilizável.

Os membros da comunidade Ethereum que desejam contribuir nesse ínterim podem não apenas fazer stake de ETH na rede nascente, mas também executar um cliente e ganhar recompensas por bug testando cada atualização antes de ir ao ar.

Publicidade

O lançamento estendido significa que quem apostou na ETH para o lançamento também não precisa fazer nada além de esperar. Esse Ether vai ficar lá por algum tempo.

Mas e se você tiver sua ETH em uma exchange?

Várias bolsas, incluindo Coinbase e Huobi, anunciaram recentemente o suporte para Ethereum 2.0.

“Os clientes da Coinbase poderão converter ETH em suas contas Coinbase para ETH2 e ganhar recompensas de stake”, escreveu Surojit Chatterjee, da Coinbase, em 30 de novembro. A Coinbase planeja lançar o recurso em 2021.

Jamie Pitts, um membro da Fellowship of Ethereum Magicians que facilitou as discussões entre os desenvolvedores Eth2 e a comunidade Ethereum mais ampla, disse, no entanto, “Este é um produto de responsabilidade da corretora gerado por ela mesmo, não um ativo negociável nativamente.”

Como ainda estamos a alguns upgrades de ETH rodando no blockchain Ethereum 2.0, ele acha que a Coinbase pode estar se adiantando. Afinal, os detalhes da implementação ainda estão sendo discutidos.

Ainda assim, representa uma aposta otimista da bolsa no futuro da Ethereum.

No Brasil, nenhuma corretora ainda se pronunciou sobre como agirão após a atualização.