Imagem da matéria: Governos vão "banir" o Bitcoin, diz Ray Dalio, da Bridgewater
Ray Dalio (Foto: Roy Rochlin /Getty Images)

O bitcoin não é um bom ativo alternativo porque os governos acabarão por proibi-lo, disse o investidor bilionário Ray Dalio.

A maior criptomoeda por capitalização de mercado também é problemática por causa de sua volatilidade e da incapacidade de gastá-la em bens de uso diário, disse Dalio em entrevista ao Yahoo Finance no final de semana passado.

Publicidade

Dalio, que dirige o maior fundo de hedge do mundo, Bridgewater Associates, disse na entrevista que, em vez disso, espera que o mundo se volte cada vez mais para as moedas digitais do banco central – como o dólar, euro ou Yuan Digital.

“Teoricamente, [Bitcoin] é bom, mas existem três coisas básicas – uma moeda tem que ser um meio de troca eficaz, uma reserva de valor, e os governos querem controlá-la”, disse Dalio, descrevendo os problemas com o Bitcoin. “Hoje ainda não posso pegar meu bitcoin e comprar coisas facilmente com ele.”

Dalio também disse que o Bitcoin é “muito volátil” e isso o impede de ser útil como reserva de valor. Ele então acrescentou que os governos acabarão por “proibir” o Bitcoin.

“E eles [os governos] usarão todos os dentes que tiverem para fazer isso, eles dirão que você não pode negociar um Bitcoin, você não pode tê-lo”, disse ele. “Então você teria que ser tipo, um criminoso. Eu vou ser um criminoso? Eles baniram o ouro.”

Publicidade

“Eu não preferiria Bitcoin a ouro.”

Esta não é a primeira vez que Dalio critica o Bitcoin e elogia o ouro. Em janeiro, o investidor disse que a criptomoeda era muito volátil – mas disse que todos deveriam ter ouro em sua carteira. Ele também mostrou interesse na Libra do Facebook.

Seus comentários ocorrem em um momento em que os investidores institucionais estão demonstrando mais interesse na criptomoeda – que é parcialmente responsável pela explosão no preço do Bitcoin, de acordo com analistas de mercado.

A chave para um portfólio de sucesso de Dalio, disse ele ao Yahoo Finance, é “diversificar, diversificar, diversificar”. Evidentemente, porém, essa diversidade não se estende necessariamente ao Bitcoin, de acordo com o investidor bilionário.

*Traduzido e editado com autorização da Decrypt.co
VOCÊ PODE GOSTAR
Lavadora lavando dinheiro

Cofundador da Samourai Wallet se declara inocente e é liberado sob fiança de R$ 5 milhões

Keonne Rodriguez e William Hill, presos nos EUA e em Portugal na semana passada, são acusados de conspiração para lavagem de US$ 100 milhões em fundos ilícitos
moeda de bticoi nsob nota de dólar

Token Runecoin da rede Bitcoin atinge alta histórica antes de listagem na OKX

A exchange centralizada OKX é a mais recente a adotar as Runes, realizando uma campanha de recompensas em Runecoin antes da listagem
Udi Wertheimer vestido de mago no Bitcoin 2023. Imagem: Taproot Wizards

Proposta de Bitcoin para restaurar código de Satoshi recebe atualização ‘420’

OP_CAT, que poderia habilitar funcionalidades avançadas no Bitcoin, foi introduzido como BIP-420 pelo cofundador da Taproot Wizards, Udi Wertheimer
bitcoin, trade, investimento

Domínio da Binance em negociação de Bitcoin cai de 81% para 55%, aponta pesquisa

Relatório da Kaiko diz exchanges menores como Bybit e OKX ganharam impulso no mesmo período