Imagem da matéria: Vídeo: polícia descobre fazenda de mineração de ethereum em aeroporto na Itália
Parte da estrutura de mineração clandestina (Foto: Reprodução/Polícia italiana)

Um técnico de informática responsável pela TI do aeroporto de Lamezia Terme, em Calabria, na Itália, foi pego usando o sistema da empresa para mineração de ether (ETH). Segundo a polícia de Roma, as investigações começaram após uma denúncia de atividade incomum na rede e alto consumo de eletricidade.

“Os técnicos da Sacal Global Solutions, empresa que gere o aeroporto, alarmados por algumas anomalias nos sistemas informáticos da rede tecnológica aeroportuária, informaram de imediato a Polícia Estadual”, diz a nota

Publicidade

Veja o vídeo:

Pego nas câmeras de segurança instaladas nas salas dos servidores, o homem de 41 anos cujo nome não foi revelado, montou uma fazenda de mineração com 5 GPUs “pensando que passaria despercebido”, segundo a polícia.

“Os investigadores, com a colaboração das autoridades aeroportuárias, analisaram minuciosamente as partições da rede informática do hub aeroportuário, descobrindo a presença, em duas salas técnicas distintas, de uma verdadeira fazenda mineradora”, detalhou a autoridade.

Usou malware para mineração de ether

De acordo com o relatório, através de um malware de mineração de criptomoedas — provavelmente um tipo de ‘crypto jacking’ — o técnico criou uma configuração otimizada para minerar ether 24 horas por dia. 

Inclusive, diz a nota, os peritos da Polizia Postale e delle Comunicazioni descobriram que os endereços IP associados às máquinas infectadas localizaram a pool de mineração usada pelo técnico, a ‘Ethermine’.

Publicidade

Agora ele deve responder à Justiça por ter feito uso indevido de computadores e de eletricidade, além de colocar toda a rede do aeroporto em risco.

“O homem aproveitou seu posto de trabalho dentro do aeroporto de Lamezia Terme para instalar um malware e explorar a infraestrutura de TI da SACAL spa, que administra aeroportos da Calábria para ‘extrair’ ou produzir moeda virtual”, explicou.

VOCÊ PODE GOSTAR
Telas de smartphone e computador sobrepostas mostram logo da corretora Mercado Bitcoin

MB lança Monest, token de Renda Variável Digital com potencial de rentabilização de até 4x

Os investidores serão remunerados com parte da receita bruta da Monest Cobranças S.A, plataforma de gestão de inadimplência e cobrança digital no Brasil
Imagem da matéria: Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

Transações de Runes dominam rede do Bitcoin e roubam espaço de tokens BRC-20

81% de todas as transações na rede do Bitcoin na terça-feira foram gravações de Runes
Imagem da matéria: Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Taxa de inflação do Bitcoin agora é menor que a do ouro, diz pesquisa

Analistas afirmam que o último halving é simbolicamente significativo, mas pode ter um impacto no preço menor do que eventos passados
Imagem da matéria: FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

FTX vai leiloar o restante da sua reserva de Solana (SOL)

A FTX vai leiloar o restante de seus tokens Solana bloqueados na esperança de obter um preço melhor