Os mesmos fundadores do maior marketplace de criptomoedas da América Latina anunciaram esta semana o lançamento de mais um projeto: uma exchange descentralizada focada no mercado brasileiro.
O projeto chama-se BPdex e, segundo os criadores, utiliza a tecnologia do protocolo Uniswap para trazer aos brasileiros, em português e de forma descomplicada, um caminho simples para entrarem no mundo das Finanças Descentralizadas (DeFi).
“Uma série vídeos e tutoriais também fazem parte dos planos do projeto, como forma de transpor as dificuldades de acesso dos brasileiros à enorme quantidade de material e conhecimento existente sobre DeFi, mas que infelizmente está majoritariamente em inglês”, diz Ney Pimenta, um dos idealizadores do projeto.
Aliás, um passo a passo de como utilizar o sistema já se encontra disponível no site.
Para deixar ainda mais intuitivo o uso da plataforma, a mesma adotará uma stablecoin pareada em Reais como base das negociações, evitando que os usuários tenham que ficar fazendo conversões para dólares quando desejarem utilizar.
A stablecoin escolhida foi a cBRL, por ser a mais utilizada no Brasil e por contar com o suporte de dezenas de exchanges e até bancos digitais como o Alterbank, facilitando o processo de troca por Reais quando necessário.
“A primeira moeda disponível para negociações será a Ethereum (ETH), mas em breve teremos também wBTC e outros tokens que os usuários demandarem.”, ressalta Yuri Fernandes, co-fundador do projeto.
Benefícios ao usar uma exchange descentralizada
Sem Custódia: Suas moedas ficam com você, dentro da sua carteira, sem os riscos de deixar seus ativos com outras pessoas ou empresas.
Sem Cadastros: Sistemas DeFi rodam diretamente conectados em sua carteira, portanto não é necessário fazer cadastros e nem enviar selfies ou documentos.
Segurança: Todo o sistema roda em um smart contract, seguro e auditado, diretamente na blockchain do Ethereum. Seus fundos ficam sempre em sua posse, dentro de sua carteira.
Transparência: Todas as suas transações são feitas diretamente na blockchain do Ethereum, ficando tudo registrado de forma clara e transparente, sem riscos de fraudes ou insolvências.
Sem limites: Não existem limites operacionais de quanto você pode negociar, depositar ou sacar. Você tem completa liberdade para negociar como quiser.