O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) publicou nesta sexta-feira (06), no Diário Oficial da União, uma resolução pela qual inseriu no Programa de Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) matérias ligadas à Blockchain, Big Data e Inteligência Artificial.
Os temas ligados a essas novas tecnologias, segundo o documento, deverão ser prioridades do governo o qual busca “tratar de novas capacitações onde o país precisa desenvolver competências”.
De acordo com a resolução nº 1/2020 expedida pelo Comitê da Área de Tecnologia da Informação, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, será um desafio fomentar e coordenar parceria entre academia e indústria, além de promover parcerias entre instituições nacionais e internacionais para trabalhar temas ligados à internet avançada.
Segundo o Comitê, o tema de internet avançada irá contemplar várias linhas temáticas incluindo a Blockchain, Big Data/Data Analytics, Inteligência Artificial e Internet das Coisas, integrando a comunidade científica por meio de equipes compostas por alunos de graduação, mestrado e doutorado “os quais podem atuar nas universidades ou nas empresas”.
A questão, no entanto, é que o governo entende que há um obstáculo ainda a ser vencido:
“Um grande desafio é disseminar os resultados não apenas academicamente, mas também em áreas como indústria e governo, os quais possam ter interesse nos resultados e soluções elaboradas no contexto dos projetos”.
Blockchain como prioridade
Consta nesse documento, portanto, que o governo deverá contar com investimentos privados para a elaboração de projetos ligados as tecnologias disruptivas como a Blockchain.
Leia Também
“Por meio de contrato de gestão, o Programa Prioritário de Informática RNP viabiliza parcerias com empresas que complementam os investimentos em P&D, capacitação, engenharia de redes avançadas, inovação em serviços e aplicações, segurança cibernética e demais ações que, a cada ano, e em segmento de mudanças tecnológicas intensas, podem manter o Brasil e a comunidade de ensino e pesquisa colaborando e se comunicando em nível de interação e compartilhamento de meios e serviços de rede”.
Segundo a resolução, a RNP vem trabalhando na “inclusão do ecossistema de inovação na colaboração desse desenvolvimento, seja fomentando a criação de novas startups (empresas nascentes) ou apoiando startups já existentes, juntamente com a comunidade acadêmica”.
Esse documento, porém, se trata apenas de diretrizes a serem seguidas no campo do ensino e pesquisa do país. Apesar disso, “o Termo de Referência do Programa Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é considerado como programa prioritário pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações”.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br