Em qualquer mercado, sempre valerá a máxima: “Faça sua própria pesquisa”. No entanto, é sempre saudável acompanhar bons analistas e ter diferentes pontos de vistas que podem complementar ou fazer você repensar a forma que vê as coisas.
No mercado de Bitcoin não é diferente. Existem excelentes analistas, a grande diferença é que eles se mobilizam no Twitter, que virou uma espécie de fórum oficial de discussões sobre o assunto. Diante disso, separei uma lista com os meus analistas indispensáveis no feed da minha rede social.
Felipe Sant’ Anna (Paradigma Research)
O Felipe é um dos melhores analistas do Brasil. Produz um conteúdo denso e relevante sobre Bitcoin e Ethereum. Seu Twitter está preenchido de boas discussões e análises fundamentalistas.
Ele também produz relatórios periódicos que são extensos e que fornecem ótimos insights para quem está investindo em Bitcoin.
Nic Carter
Ele é um dos responsáveis pelo site Coin Metrics, que reúne informações essenciais sobre a rede de diferentes criptomoedas. Nic também se destaca no Twitter por ser um analista muito influente e assertivo em seus insights.
Veio do mercado financeiro e está ajudando a formular os princípios de análise fundamentalista de Bitcoin. Recomendo também conferir seu relatório semanal, o Network Issues, que é disponibilizado gratuitamente no Coin Metrics.
Tuur Demeester
Fundador da Adamant Capital, o americano Tuur Demeester entrega relatórios e análises de excelente qualidade através de seu Twitter, que já tem mais de 200 mil seguidores. O seu mais recente relatório “Bitcoin Reformation” é uma leitura obrigatória para quem quer entender melhor sobre o ativo.
A Adamant Capital também tem um relatório famoso intitulado de “Bitcoin in Heavy Accumulation”, lançado em Abril de 2019, período que coincide com o último ciclo de grande valorização do Bitcoin.
AngeloBTC
Ele não chega a ser um analista, mas é sem dúvida uma das personalidades mais controversas do Twitter. Angelo já acertou várias vezes fundos de preço do Bitcoin, assim como grandes ciclos de valorização.
Se define como um trader semi-aposentado e como alguém que está perto daqueles que negociam altos volumes e influenciam diretamente o preço. Angelo já chegou a ficar na liderança do ranking de Trade da Bitmex, a maior plataforma de derivativos de BTC no mundo.
Willy Woo
Parece nome de personagem de desenho infantil, mas suas análises são bem maduras. Willy está entre os pioneiros da criação de indicadores fundamentalistas de Bitcoin. Seu site nomeado de Woobull é excelente e fornece indicadores em tempo real.
Hasu
Escreve para o site UncommonCore e para a Deribit. Participa tanto no Twitter quanto em seus posts e relatórios de seu blog. Particularmente, é um dos meus analistas favoritos de Bitcoin. Indispensável tê-lo no feed do twitter.
Su Zhu
Também escreve para o UncommonCore e para a Deribit. CEO da Three Arrows Capital, um fundo de investimentos no mercado forex. Fornece análises sólidas e rápidas no seu Twitter. Junto de Hasu, é indispensável seguir no twitter.
Josh Rager
Josh é um famoso trader de Bitcoin mais voltado para análise técnica, embora utilize algumas vezes indicadores fundamentalistas. Seu perfil certamente contribui enormemente para qualquer feed no Twitter.
Pompliano
Anthony Pompliano é co-fundador da Morgan Creek, empresa que se define como uma conselheira de investimentos. Ele também possui um excelente podcast nomeado de Off the Chain, que recebe convidados ilustres do ecossistema de criptomoedas.
Outros perfis interessantes
Use o Twitter ao seu favor
O Twitter é uma das melhores redes sociais para se manter informado rapidamente, desde que você siga as pessoas corretas. Nos últimos anos, muitos analistas têm transformado a rede social em uma espécie de “mini-blog”, com análises mais curtas e enxutas.
É preciso tomar cuidado para não basear suas análises ou tomar suas decisões de investimentos com o que se vê no Twitter. Busque sempre o seu ponto de vista e também procure aprender com excelentes analistas.
*Texto escrito por Lucas Bassotto e publicado originalmente pelo site Investificar.