As exchanges de bitcoin e criptomoedas da China receberam instrução de que precisarão fechar voluntariamente até hoje, 15 de setembro.
De acordo com documentos vazados e declarações de executivos das exchanges locais, emitidos sob anonimato, os reguladores da China emitiram agora diretrizes verbais indicando como eles esperam que as empresas trabalhem, devido ao fato de que eles estão operando no mercado interno sem uma licença formal.
Um documento vazado nas mídias sociais chinesas, traduzido abaixo, enumera uma série de etapas que as exchanges devem sofrer durante essa suspensão.
Emitido pelo escritório de Remediação de Riscos Financeiros da Internet de Pequim, o documento descreve como as exchanges precisarão se coordenar com os reguladores locais após seus anúncios, listando como devem lidar com os dados dos clientes e as relações bancárias.
Já, no entanto, duas delas – BTCC e ViaBTC – anunciaram seu fechamento, ambas citando a declaração regulatória emitida pelas autoridades.
BTCC, na sequência do anúncio, publicou uma série de tweets sobre os saques dos usuários, afirmando que eles poderão obter o seu dinheiro mesmo após a data de encerramento, dia 30 de setembro. Em um desses tweets, ela sugeriu que os usuários “retirassem seus fundos o mais rápido possível”.
Embora nem todas as exchanges chinesas tenham indicado formalmente que fecharão, um executivo de uma delas indicou que mais anúncios serão divulgados com o tempo. A Huobi e a OKCoin dizem ter se reunido com os reguladores hoje, e esperam anunciar planos para encerrar dentro de algumas horas.
O documento traduzido:
1. Antes do dia 20 de setembro às 18 horas, as exchanges devem apresentar um plano de compensação detalhado sem risco e enviar este plano para o escritório. As exchanges devem lidar adequadamente com seus sinistros e responsabilidades e garantir que os fundos dos investidores e as criptomoedas estejam seguras.
2. Antes do dia 20 de setembro às 18 horas, as exchanges determinarão uma conta bancária, que será usada para depositar os fundos dos usuários. Todas as outras contas em bancos e outros prestadores de serviços de pagamento não bancário devem ser cancelados e reportados ao Departamento de Gestão Empresarial do Banco Popular da China.
3. Antes de 15 de setembro à meia-noite, as exchanges devem publicar anúncios de encerramento e anunciar um cronograma para interromper a negociação de todas as criptomoedas. O novo registro de usuário deve ser interrompido imediatamente após o anúncio.
4. Os acionistas, os controladores, os executivos e o pessoal financeiro e técnico principal das exchanges devem cooperar plenamente com as autoridades durante a compensação, permanecendo em Pequim.
5. As exchanges devem informar diariamente os seus desenvolvimentos às autoridades locais antes do encerramento da compensação.
6. As exchanges devem salvar todos os usuários e seus manter dados, e enviá-lo para as autoridades locais imediatamente em DVDs.
O documento está assinado pelo escritório do Grupo Líder da Remediação de Riscos Financeiros da Internet de Pequim, em 15 de setembro de 2017