Imagem da matéria: Ripple Abre Escritório na Índia de Olho no Mercado Bilionário de Remessas

Ripple abriu um novo escritório em Mumbai, na Índia, enquanto a empresa procura construir seu nome no maior país receptor de remessas do mundo. Navin Gupta, que trabalhou durante duas décadas em operações bancárias, gerenciamento de produtos e cargos estratégicos no HSBC e no Citibank, foi nomeada gerente da Ripple no país.

“A Índia é o maior receptor de remessas corporativas e de varejo em todo o mundo, totalizando cerca de US $ 71 bilhões”, disse Gupta. “As empresas e os expatriados indianos que enviam dinheiro para o país querem que suas transferências entre países seja tão rápidas e perfeitas quanto os pagamentos feitos na rede nacional de pagamentos digitais da Índia”.

Publicidade

Leia Também: Bitcoin Será Oficialmente Legal na Índia

Ele disse que os pagamentos instantâneos e econômicos da Ripple têm potencial para ser “um componente transformador da economia da Índia” e ajudariam a trazer os serviços de pagamento para as pessoas que não utilizam banco.

Os bancos na Índia estão no meio de uma grande revolução digital. O primeiro-ministro Narendra Modi prometeu em 2014 acabar com a “intocabilidade financeira” com um esquema para melhorar a inclusão financeira. Uma vez que este programa do governo foi implementado, quase 300 milhões de famílias abriram contas bancárias formais pela primeira vez.

O programa “Digital India”, lançado pelo governo em 2015, pretende transformar a Índia em uma sociedade digital e com conhecimento econômico, promovendo transações sem dinheiro e convertendo o país em uma “sociedade mais digital”.

A fim de apoiar o enorme aumento de clientes, contas e transações bancárias, a economia indiana chegou a ter um forte crescimento no setor de Fintechs. Áreas como serviços bancários móveis, serviços de pagamentos, empréstimos digitais, pontos de venda, blockchain e criptomoedas, são todos vistos em “fase de hiper-crescimento” no país, de acordo com a IBM.

Publicidade

Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, disse que o novo escritório de Mumbai permitirá que a empresa “responda à crescente demanda por pagamentos de nossos clientes atuais, o Axis Bank e o YES Bank, bem como outros bancos e outras empresas em todo o país”.

Além de trabalhar com Ripple para pagamentos internacionais em tempo real, o YES Bank, um dos maiores bancos privados da Índia, também está usando o Hyperledger Fabric em uma solução de financiamento baseada na blockchain.

Leia Também: Demanda por Bitcoin na Índia continua aumentando conforme reserva de dinheiro diminui

Além do setor privado, o governo indiano também está explorando o uso da blockchain em várias áreas, incluindo registros de terras, segurança de dados gravada pelo governo e serviços bancários. Um grupo de pesquisa fundado pelo banco central da Índia está atualmente desenvolvendo uma plataforma modelo para a tecnologia blockchain, que, segundo ele, será adequada para diferentes aplicações relevantes para o banco.

Enquanto isso, no espaço de criptomoedas, o fornecedor da carteira de Bitcoin, Blockchain, anunciou hoje uma parceria com a exchange de bitcoin baseada em Bangalore, a Unocoin, para entrar no mercado indiano trazendo sua plataforma.

Publicidade

Leia Também: Conheça os Endereços Com Maior Quantidade de Bitcoins

Unocoin tem cerca de 400.000 usuários e adicionou 50.000 no mês passado. Associou-se a 1.900 empresas e vê 500 transações por dia com um valor médio de Rs 30.000 (US $ 468).

VOCÊ PODE GOSTAR
Lavadora lavando dinheiro

Cofundador da Samourai Wallet se declara inocente e é liberado sob fiança de R$ 5 milhões

Keonne Rodriguez e William Hill, presos nos EUA e em Portugal na semana passada, são acusados de conspiração para lavagem de US$ 100 milhões em fundos ilícitos
Celular com logotipo da BInance

Binance lista novos pares para Cardano, Shiba Inu, Solana e XRP

A corretora também vai incluir os novos pares em seu serviço de robôs de negociação (trading bots)
bitcoin preso a correntes

Angola proíbe mineração de criptomoedas e China repercute

Embaixada pediu aos chineses que vivem no país sul-africano para não apoiarem ou se envolverem com mineração
Galpão usado para mineração em chamas

Mineradora de criptomoedas operada por brasileiro pega fogo no Paraguai

Incêndio ocorreu em um imóvel do bairro Las Carmelitas, em Ciudad del Este