O banco público Banco do Nordeste foi alvo de um ataque hacker na segunda-feira (26), levando a empresa a suspender o Pix temporariamente.
Segundo o banco, a invasão ocorreu por meio de uma vulnerabilidade explorada por criminosos em um dos prestadores de serviços ligados ao sistema de transações. O tamanho do ataque ainda está sendo apurado pela equipe técnica da instituição, que não divulgou valores.
Mesmo assim, o Banco do Nordeste informou que o ataque não comprometeu os recursos ou dados dos clientes, já que os valores movimentados pelos criminosos foram feitos por uma conta bolsão da prestadora de serviço envolvida, que não foi identificada.
Essas contas são usadas por fintechs menores e não têm acesso direto ao Sistema Brasileiro de Pagamentos, limitando os riscos ao público. O banco disse que acionou os protocolos de segurança e está colaborando com o Banco Central para analisar os desdobramentos e restaurar as operações.
Confira o comunicado do Banco do Nordeste na íntegra:
O Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNBR3) vem a público informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, identificou um incidente de segurança cibernética na infraestrutura das transações PIX.
Imediatamente após a identificação, a Companhia ativou seus protocolos de segurança e controle e suas equipes técnicas estão trabalhando e mantendo comunicação com o Banco Central para analisar a extensão do ocorrido e restaurar as operações de forma segura.
Não foi identificado vazamento de dados ou prejuízo às contas dos clientes, mas para uma análise mais detalhada das causas do evento e seus impactos, o serviço PIX está suspenso temporariamente.
A Companhia está focada na retomada segura das transações PIX o mais breve possível. O Banco do Nordeste reafirma seu compromisso com a segurança da informação e com a transparência e manterá o mercado informado acerca de eventuais desdobramentos desse incidente.
Investimento parado? É hora do Dólar Digital Turbinado! De 20 a 31/01, você pode ganhar recompensas de até 10% ao ano por 3 meses. Saiba mais!











