carteira de criptomoedas hardware ledger
Shutterstock

A fabricante de carteiras de hardware para criptomoedas, Ledger, confirmou que golpistas estão agora recorrendo a cartas físicas para tentar roubar frases de recuperação de usuários, também conhecidas por ‘seeds’ — uma série de palavras aleatórias que permitem que quem as possui acesse uma carteira de cripto.

Na última segunda-feira (28), o influenciador e trader de criptomoedas Jacob Canfield alertou no X sobre uma nova tática de golpe: o envio de correspondências físicas diretamente para os endereços dos usuários.

Publicidade

As imagens compartilhadas por Canfield mostram uma carta com o logotipo oficial da Ledger, solicitando que o destinatário realize uma “validação obrigatória da carteira” como parte de uma suposta atualização crítica de segurança. A mensagem instrui a vítima a escanear um código QR e inserir sua frase de recuperação.

“A não conclusão deste processo de validação obrigatório pode resultar em acesso restrito à sua carteira e fundos”, dizia o texto da carta.

(Reprodução/X)

Em resposta à publicação de Canfield, a Ledger confirmou que a correspondência é falsa.

“Infelizmente, golpistas que se passam pela Ledger e por representantes da Ledger são comuns”, disse Ledger. “Lembre-se sempre: a Ledger nunca ligará, enviará mensagens diretas ou pedirá sua frase de recuperação de 24 palavras. Se alguém fizer isso, é um golpe.” 

(Reprodução/X)

Endereços vazados da Ledger?

Conforme o tuíte, Canfield afirmou que endereços de clientes foram obtidos de um vazamento de banco de dados.

Em julho de 2020, relembra uma publicação do The Block, a Ledger revelou uma violação de dados que expôs informações pessoais de seus clientes. Um banco de dados contendo dados de mais de 273.000 usuários foi disponibilizado gratuitamente em um fórum de hackers no final daquele ano.

Publicidade

Entre as informações vazadas estavam e-mails, endereços físicos e números de telefone de compradores das carteiras de hardware da empresa.

Apesar disso, na resposta recente sobre as cartas fraudulentas, a Ledger não explicou como os golpistas obtiveram os endereços físicos dos usuários, nem confirmou a alegação feita por Jacob Canfield de que o vazamento anterior seria a fonte dos dados. 

  • Você costuma enviar dinheiro para o exterior? O MB está estudando uma solução de pagamentos que promete tornar as transferências com cripto muito mais simples. Clique aqui para responder uma pesquisa e ajudar a construir algo que faça sentido para você!
VOCÊ PODE GOSTAR
grande moeda de bitcoin e pessoas em baixo

Manhã Cripto: ETFs de Bitcoin captam US$ 600 milhões pela 1ª vez desde maio

Os ETFs da BlackRock e Fidelity lideraram as entradas, enquanto investidores se reposicionam diante do projeto de lei tributária de Trump e mudanças nas condições de mercado
Washington, DC., USA

Manhã Cripto: Câmara dos EUA encaminha leis cripto para votação final após 10h de impasse

Uma votação processual de quase 10 horas — a mais longa da história da Câmara dos EUA — teve parlamentares mudando de posição sobre projetos de lei importantes para o setor cripto
Brian Armstrong CEO da Coinbase

Base: Coinbase lança seu ‘super app’ que une carteira cripto, rede social e IA

O aplicativo Base, que a exchange apresentou como “revolucionário”, combina criptomoeda, IA e rede social em uma única plataforma
Goblintown memecoin meme GOB Solana token

Coleção de NFTs Goblintown lança memecoin na Solana

O lançamento do token GOB foi feito discretamente, sem pré-anúncios, visando atrair interesse genuíno da comunidade cripto