Ilustração mostra sinal triangular de alerta vermelho e anzol simulando golpe de phishing
Shutterstock

Analistas de ameaças descobriram uma campanha de malware sofisticada e com duas frentes, mirando vítimas tanto dentro quanto fora da indústria de criptomoedas.

Em um relatório recente, a empresa de inteligência cibernética Silent Push identificou a campanha de malware chamada PoisonSeed, que inicialmente tem como alvo usuários de provedores de e-mail em massa, como Mailchimp e SendGrid.

Publicidade
Uma página falsa do Mailchimp gerada como parte da campanha de malware PoisonSeed (Imagem: Silent Push)

Em um dos casos, um criador de conteúdo recebeu uma mensagem fraudulenta alegando que sua conta havia sido restringida — e foi enganado a fornecer suas credenciais de login por meio de um site falso, mas visualmente idêntico ao original.

Uma página falsa do SendGrid gerada como parte da campanha de malware PoisonSeed (Imagem: Silent Push)

A partir disso, suas listas de e-mails foram baixadas em massa, em um processo que a Silent Push descreve como “extremamente rápido e provavelmente automatizado”.

Na etapa seguinte, os assinantes desavisados recebem e-mails que supostamente vêm da exchange de criptomoedas Coinbase, alegando que a empresa está “migrando para carteiras autocustodiadas”.

É fornecida uma frase-semente de 12 palavras, que as vítimas são orientadas a importar em suas contas — mas, ao fazer isso, elas concedem aos agentes maliciosos liberdade para esvaziar completamente suas carteiras de criptomoedas.

Publicidade
Vítimas do PoisonSeed recebem um e-mail de phishing que aparenta ser da Coinbase (Imagem: Silent Push)

Um dos clientes da Mailchimp afetados, o diretor regional da Microsoft Troy Hunt, disse que recebeu o e-mail de phishing quando estava “com muito jet lag e muito cansado”, o que o deixou vulnerável.

Embora ele tenha percebido que algo estava errado logo após inserir seus dados de login — e imediatamente trocado sua senha — a lista de e-mails já havia sido exportada.

“Relendo agora, esse é um phishing muito bem feito”, escreveu Hunt. “Usou engenharia social para me fazer acreditar que eu não conseguiria enviar minha newsletter, o que gerou ‘medo’, mas não foi aquele alarme exagerado dizendo que algo terrível aconteceria se eu não agisse imediatamente. Criou exatamente o nível certo de urgência sem exageros.”

A Silent Push afirmou que trata o PoisonSeed como distinto de dois “agentes de ameaça vagamente alinhados”, chamados Scattered Spider e CryptoChameleon — apesar de essas campanhas utilizarem domínios de phishing semelhantes e já terem atacado usuários da Coinbase e da Ledger no passado.

Publicidade

É um lembrete preocupante de que não são apenas os consumidores que precisam estar atentos a golpes de engenharia social, mas também criadores de conteúdo com grandes audiências em suas newsletters.

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Bitcoin e Ethereum sobem após queda da inflação nos EUA em março

Bitcoin e Ethereum sobem após queda da inflação nos EUA em março

Dados mostram que preços ao consumidor cresceram menos do que o esperado; alívio imediato vem após Trump adiar novas tarifas
moeda de bitcoin e bandeira dos eua

Manhã Cripto: Bitcoin se mantém em US$ 84 mil enquanto cautela do Fed preocupa mercado

Tom cauteloso do presidente do Fed em discurso na quarta-feira fez o S&P 500 fechar com queda de 2,2%
fachada desgastada de um bunker nuclear antigo

Projeto busca arrecadar R$ 8 milhões com NFTs para criar DAO e comprar bunker da Guerra Fria

Coletivo cripto planeja vender 100 mil NFTs para adquirir um bunker em Rutland, na Inglaterra, e depois formar uma DAO para administrá-lo
moeda de bitcoin sobre notas de yuan

Governos locais da China vendem Bitcoin para abastecer cofres públicos

Mesmo com a proibição às criptomoedas na China, a empresa Jiafenxiang já movimentou mais de 3 bilhões de yuans em operações para o governo chinês